Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Prefeitura de Indaiatuba expande central de libras para toda a cidade

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Eliandro Figueira.

A partir da quinta-feira (24), a Central de Libras, serviço disponibilizado pela Administração Municipal, poderá ser utilizada em todo o território do município, em setores públicos, comércios, indústrias e de serviços. A iniciativa promove a inclusão da pessoa surda por meio de mais de 150 intérpretes que realizam a tradução simultânea, por vídeo chamada. Uma das novidades será a internet para a utilização do aplicativo, que será subsidiada pela Prefeitura, ou seja, não será debitado o valor do pacote de dados do usuário.

Para usar a Central de Libras, basta baixar o aplicativo da Icom, disponível para iOS e Android, ou apontar a câmera do celular para o QR Code disponível em cartazes distribuídos aos estabelecimentos – é necessário habilitar microfone para a video chamada. Os materiais também podem ser solicitados na Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Comunicação pelo telefone 3834-9398 ou pelo WhatsApp 99773-4701.

Para a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Dra. Graziela Milani, o sucesso da iniciativa passa pela divulgação. “Estamos empenhados em levar a informação sobre esse novo programa ao máximo de pessoas possível e acredito que todos podem colaborar. A comunicação hoje é multi plataforma e, mesmo assim, nenhum meio substitui o contato direto entre os cidadãos. Nosso objetivo é ajudar as pessoas e sei que cada um fazendo sua parte teremos um serviço bem utilizado e que auxilia diretamente na vida da pessoa surda”, explica.

Com o aplicativo da Icom, QR Code ou pelo link no site da Prefeitura (www.indaiatuba.sp.gov.br) o usuário tem acesso à tradução simultânea, por intermédio dos intérpretes por vídeo chamada, nos sete dias da semana. É importante ter câmera disponível ou autorizar o uso delas em seu celular.

A implantação da Central de Libras no município foi idealizada a partir da Lei nº 7.211, de autoria da vereadora Silene Carvalini. A Lei propõe a criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias Intérpretes para surdos. A Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002 por meio da lei 10.436 e por ser gestual-visual ocorre por meio de gestos, expressões faciais e corporais. Qualquer dúvida pode ser sanada pelo WhatsApp da Prefeitura de Indaiatuba (19) 99773-4701.

(Fonte: Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Indaiatuba)