A Prefeitura de Indaiatuba, município da Região Metropolitana de Campinas (SP), promove no próximo dia 1º de outubro, a partir das 8h, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, uma Manhã Esportiva Inclusiva, criada para conscientizar a população sobre as necessidades das Pessoas com Deficiência (PcD). O evento atende à Lei 7.930, de 2 de março de 2023, de autoria do vereador Sérgio José Teixeira (MDB), que cria a Semana Municipal de Incentivo ao Esporte Paralímpico. As inscrições são gratuitas e acontecem no site da Prefeitura. O evento conta com apoio do projeto social sem fins lucrativos Pernas Voluntárias, de Hortolândia.
A Semana Municipal de Incentivo ao Esporte Paralímpico foi criada com o intuito de celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, celebrados em 21 e 22 de setembro, respectivamente. “Em 2022, promovemos a Caminhada Inclusiva dentro do projeto Agosto Esportivo, que serviu como base para este novo evento, a Manhã Esportiva Inclusiva”, recorda o prefeito Nilson Gaspar. “O intuito é ampliar esta ação oferecendo três chances de participar, seja na Caminhada ou Corrida, no Ciclismo ou Skate adaptados, contando com o apoio do projeto Pernas Voluntárias, de grupos locais de escoteiros, do Clube de Desbravadores, Rotary Club de Indaiatuba e alunos do curso de Educação Física da UniMAX e outras entidades que nos auxiliarão no evento”.
Além das vivências no ciclismo e skate, que contarão com equipamentos adaptados, a equipe competitiva de halterofilismo paralímpico da Secretaria Municipal de Esportes marca presença para apresentar o esporte. “Estas vivências são muito importantes, pois permitem ao público conhecer em detalhes o esporte adaptado e acima de tudo, como as Pessoas com Deficiência podem praticar uma atividade física com regularidade e até mesmo de maneira competitiva”, destaca o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes.
Também participam do evento atletas da equipe competitiva de Paraciclismo e alunos do projeto piloto de Ciclismo e de Skate da Secretaria Municipal de Esportes, além de equipes de corrida de rua e ciclismo de Indaiatuba e entidades públicas e do Terceiro Setor que desenvolvem trabalhos com PcD. Os grupos Patinando Depois dos 30, Indaiatuba Rollers e Indaia Monsters também marcam presença, assim como alguns atletas da equipe de basquete em cadeiras de rodas do Gaadin (Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba).
Apoio
O evento conta com apoio do Pernas Voluntárias de Hortolândia, projeto social sem fins lucrativos que promove a inclusão de pessoas com deficiência motora e cognitiva por meio das corridas de rua, triciclo adaptado, bike adaptada, skate adaptado e o surf adaptado (realizado uma vez ao ano). O projeto, fundado em 2016 devido a demanda de práticas esportivas de apoio comunitário a indivíduos com mobilidade reduzida, organiza corridas com o intuito de promover o esporte, proporcionar diversão, estimular a socialização e melhorar a percepção da sociedade sobre o tema.
Para pessoas com deficiência motora e cognitiva, práticas esportivas inclusivas representam oportunidade de aumentar a condição cardiovascular, aprimorar a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio. Além disso, melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras no alcance dos seus objetivos.
Manhã Esportiva Inclusiva
Data: 1º de outubro
Horário: 8 horas
Local: Alça Nilson Cardoso de Carvalho, em frente à Prefeitura
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800, Jardim Esplanada
Inscrições gratuitas: www.indaiatuba.sp.gov.br/esportes/inscricoes-para-eventos/
Programação
8h – Abertura oficial
8h15 – Alongamento
8h30 – Caminhada Inclusiva e vivência do ciclismo e skate adaptados
10h – Encerramento.
(Fonte: Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação/Prefeitura de Indaiatuba)