Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Indaiatuba obtém 17ª colocação no ranking do programa Município VerdeAzul

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

Indaiatuba está na 17ª posição do Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas do Programa Município VerdeAzul (PMVA) 2022. A cidade somou mais de 80 pontos e compõe o grupo 4, que reúne municípios de 100 mil a 500 mil habitantes. O certificado foi entregue ao secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson, que participou do evento acompanhado da equipe local de interlocutores do programa.

Neste nono ciclo do Programa Município VerdeAzul participaram 412 municípios paulistas e o Governo de São Paulo entregou certificações a 280 municípios nas categorias Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação obtida em cada um dos cinco grupos de cidades. O Programa recebeu adequações e ajustes com novos parâmetros para o cumprimento das metas, levando em consideração as condições e características de cada cidade. Entre as novidades, foram incluídas ações sobre mudanças climáticas e zoneamento ecológico-econômico.

O prefeito Nilson Gaspar comemorou que Indaiatuba mais uma vez mostrou que está fazendo a lição de casa em todas as áreas. “Além de nos mantermos entre os municípios certificados, ainda conseguimos subir duas posições no Ranking Ambiental com relação ao ano passado e isso nos orgulha muito, porque mostra que estamos progredindo nas questões ambientais”, declarou.

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente com André Luiz Fernandes Simas, coordenador do Programa Município VerdeAzul.

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente reforçou que o importante é manter o foco na sustentabilidade ambiental. “Com o avanço dos programas ambientais e com metas definidas, a tendência é que Indaiatuba cada vez melhore mais nesta área, sempre tendo como foco principal a preservação e a sustentabilidade ambiental”, concluiu.

A certificação é um reconhecimento da boa gestão ambiental realizada nas cidades e é conquistado apenas por municípios que atingem nota superior a 80 e que preenchem requisitos pré-definidos para cada ciclo do PMVA.

O Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da então Secretaria de Estado do Meio Ambiente, hoje denominada Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. A proposta é medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Dessa forma, o programa estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente. O PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas”.

Esse Ranking é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)