Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Fraternidade sem Fronteiras promove ‘Feijuca Humanitária’ em Campinas

Campinas, por Kleber Patricio

Crianças à espera de refeição proporcionada pela FSF no Sul da ilha de Madagascar. Foto: Wagner Moura.

A ONG Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), de Campinas, promove neste domingo, 6 de agosto, a partir das 11h30, no Alzirão Empório Bar, a Feijuca Humanitária, evento em prol das famílias que vivem em situação de extrema pobreza na ilha de Madagascar, na África. Convites já estão à venda. Além de saborear a feijoada, os participantes poderão aproveitar um show ao vivo e conhecer mais detalhes sobre o trabalho desenvolvido pela FSF, com a possibilidade de adquirir produtos personalizados como camisetas, pratos, adesivos, cartões postais e bolsas.

O lucro do evento será revertido para compra de alimentos e água para a população de Madagascar, que devido à seca e a situação de miséria, teve sua produção agrícola e suprimento de água severamente afetados. De acordo com o presidente da FSF, Wagner Moura, grande parte dos habitantes de Ambovombe, cidade da ilha, fugiram por causa da fome. “Não há comida para todo mundo. Há crianças que sofrem com desnutrição aguda, tuberculose, pneumonia e infecções de pele e ouvido. Muitos também se encontram em estado de desidratação, pois além da miséria extrema as famílias ainda ficam reféns da chuva para tomarem água”, comenta Moura.

Convites podem ser adquiridos antecipadamente por R$50 com os voluntários da FSF Arthur Dias (19) 99158-9303 e Tiago Gonçalves (19) 98158-0236. O Alzirão Empório e Bar está situado à Avenida Barão de Itapura, 2365, Guanabara, Campinas.

Fraternidade sem Fronteiras

A ONG Fraternidade sem Fronteiras (FSF) atua na implantação de centros de acolhimento em lugares onde fome, miséria e desamparo fazem novas vítimas todos os dias. Com sede em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a FSF tem postos espalhados por diversas regiões do Brasil e por inúmeros países; entre eles, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Áustria, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Reino Unido e Emirados Árabes.

Em Moçambique, a FSF conta com 23 centros de acolhimento, que recebem aproximadamente 9 mil crianças órfãs. Esse trabalho só é possível devido ao programa de apadrinhamento feito por voluntários no Brasil e em várias partes do mundo. Quando entra para o programa da ONG, o órfão passa a receber alimentação diária, reforço e material escolar, orientação de higiene e atividades culturais. Além disso, recebe visitas de quatro caravanas anuais compostas por padrinhos voluntários de diferentes áreas do conhecimento; entre eles, médicos, dentistas, educadores, pedagogos, engenheiros, psicólogos e enfermeiros.

Além de Moçambique, a FSF segue com atividades em outras partes da África (Senegal e Madagascar) e também no Nordeste do Brasil, por meio de uma ação voltada às crianças com microcefalia. Por conta do trabalho significativo durante todos esses anos, a FSF recebeu o Prêmio Você e a Paz, em 2016, na categoria Instituição que Realiza. Mais informações no site www.fraternidadesemfronteiras.org.br.

Serviço:

Feijuca Humanitária – Fraternidade sem Fronteiras

Data: 6/8 (domingo)

Horário: 11h30

Local: Alzirão Empório Bar (Avenida Barão de Itapura, 2365, Guanabara, Campinas)

Informações: (19) 2511-0410 (Alzirão), 9 9158-9303 (Arthur) e 9 8158-0236 (Tiago).