Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Evento internacional reunirá especialistas para debater uma economia circular e azul para o Brasil e Comunidade Atlântica

São Paulo, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Ocean Eyes.

Em sua primeira edição, o Summit Blue-ing the Circular Economy abordará de forma detalhada a Economia Circular e Azul e será realizado virtualmente entre 5 e 7 de julho de 2021. Ao todo, 55 palestrantes nacionais e internacionais (entre investidores, pesquisadores e representantes de entidades ligadas ao tema) participarão dos debates online, todos buscando encontrar soluções e inovações tecnológicas para algumas ações que precisam de um olhar para as externalidades, desde a terra até o mar.

Diante do cenário atual de acelerada mudança climática e de pressão por modelos de negócio e por portfólios de investimento que se estruturam a partir de uma agenda ESG (sigla em inglês para “environmental, social and governance”, ou seja, “ambiental, social e governança”) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Economia Circular e Azul ganha forma aos poucos. “Ela é uma das grandes oportunidades das próximas décadas e envolve diferentes temáticas: gestão de resíduos, bioeconomia azul, turismo responsável, conservação de manguezais e carbono azul”, pontua Tatiana Zanardi, uma das organizadoras do Summit e diretora do comitê de economia circular e azul do Climate-Smart Institute.

O evento quer estimular a construção de ideias orientadas à ação, para que as soluções saiam do papel e ganhem escala. Por isso, haverá o compartilhamento de cases que fortalecem a economia de transição para a da circularidade azul, a análise de segmentos específicos a partir de uma perspectiva ESG, com foco em oportunidades, além da conexão entre soluções, negócios e investimentos que darão suporte à construção da Economia Circular e Azul para o Brasil. “Além de compartilhar modelos de negócios que aliam economia circular e economia azul, traremos também mecanismos inovadores de financiamento, mirando os fluxos econômicos entre cadeias de valor, e arranjos de blended finance”, destaca Angélica Rotondaro, diretora executiva do Climate-Smart Institute.

O Summit é norteado por três grandes eixos temáticos: Economia Circular e Azul e Comunidade Atlântica (5/7), Modelos para Conservação da Biodiversidade da Economia Circular e Azul (6/7) e Como financiar a economia circular e azul (7/7). Palestrantes renomados do Brasil, Portugal, Angola, São Tomé e Príncipe, Barbados, Bonaire, Holanda, Cabo Verde, Colômbia, Estados Unidos e Curaçao já confirmaram presença.

Na lista dos painelistas convidados estão Vidar Helgesen, Nobel Foundation; Daniela Garcia, do Capitalismo Consciente Brasil; Elena Perez, do Fórum Econômico Mundial agenda Ocean Action; Fábio Alperowitch, da Fama Investimentos; Guilherme Dutra, diretor do Programa Oceano, da Conservação Internacional; Patrick Elmer, da iGravity; Philippe Prufer, Conselheiro da WWF Internacional; Kim Poldner, The Hague University, Centre of Expertise Mission Zero; Elsa de Morais Sarmento, pesquisadora associada da NovaÁfrica – Nova Business School de Lisboa; Heloisa Schurmann, velejadora e uma das líderes da Voz dos Oceanos; Temóteo Neves, Diretor Nacional de Planeamento do Governo Provincial São Tomé e Príncipe e Tonika Thompson, Embaixadora de Barbados no Brasil, entre outros.

As inscrições estão abertas pela plataforma Sympla e podem ser efetivadas por aqui. O investimento é de R$60,00 até 30 de junho.  A programação conta com painéis e mesas redondas em português e inglês.

O Summit Blue-ing the Circular Economy é uma iniciativa do Climate Smart Institute (think tank criado no Brasil para alavancar o debate e investimentos para a construção de inovações climáticas), conta com a parceria estratégica de Conservação Internacional Brasil, Mauá Capital, Instituto Clima e Sociedade, FIT Instituto de Tecnologia, ESG X e WWF; e o apoio institucional da Capitalismo Consciente Brasil, Clima e Oceano, Observatório do Clima, Impact Hub, Alimi Impact Ventures, Paiche Consultoria e Ocean Eyes Productions.

Serviço:

Summit Blue-ing the Circular Economy

Data: 5 a 7 de julho de 2021

Formato: Virtual

Informações: blueeconomy.com.br

Inscrições: https://www.sympla.com.br/summit-blue-ing-the-circular-economy__1238778.