Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Escoteiros ajudam prefeitura de Indaiatuba a divulgar campanha ‘Não dê esmolas’

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

A Prefeitura de Indaiatuba e o Grupo Escoteiro Indaiá firmaram parceria para intensificar a divulgação da campanha Não dê Esmolas. No sábado (12) a diretora de Proteção Social Especial, Sandra Maria de Moraes e a assistente social Antônia Aparecida Canotel, da Semfabes (Secretaria Municipal da Família e bem Estar Social) fizeram uma reunião com os integrantes do Grupo Escoteiro Indaiá para apresentar as campanhas e os trabalhos que o município oferece para atender as pessoas em situação de risco social.

O objetivo principal da palestra foi o de informar e esclarecer as dúvidas para o grupo que ajudará no trabalho de conscientização e sensibilização da sociedade que o ato de dar esmolas, embora pareça nobre, prejudica muito o trabalho de convencer o morador de rua a sair desta situação. “O bate-papo que tivemos com as crianças e adolescentes foi muito proveitoso, pois mostramos a importância de convencer as pessoas que dar dinheiro, comida, cobertor, não ajuda aquela pessoa que está morando na rua; pelo contrário, esse ato ajuda que eles permaneçam nesta situação. Falamos que temos que informar a população que quando vir um morador de rua tem que ligar para o Creas (0800 772 772 1), que os assistentes sociais oferecerão todos os programas que temos para ressocialização destas pessoas. Para mim essa parceria será muito produtiva, pois o grupo se mostrou muito interessado e engajado pela causa”, comenta Sandra.

O diretor-presidente do Grupo Escoteiro Indaiá, Paulo Vicente Penna, diz que se sente honrado em poder engajar os integrantes numa ação social tão importante para a cidade. “Estamos vendo uma data para reunir os ramos lobinhos (de 7 a 11 anos), escoteiros (de 11 a 15 anos), sênior (de 15 a 18 anos) e pioneiro (de 18 a 21 anos) para começar esse trabalho junto à sociedade. Sabemos que é um trabalho desafiador, pois temos que convencer as pessoas de que a melhor maneira de ajudar o morador de rua é encaminha-lo para o órgão responsável, no caso o Creas, que oferece inúmeras oportunidades para ele sair desta situação”, diz Penna.

Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Endereço: Rua José Francisco Tuon, 121 – Bairro Santa Cruz – telefone: 0800 772 7721.