Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Afeto selado: amor e carinho num pedaço de papel

Campinas, por Kleber Patricio

Cartinhas recebidas por idosos tornam seus dias mais felizes. Foto: divulgação.

No Lar dos Velhinhos de Campinas o que não falta é amor e carinho. E para complementar ainda mais as belas atitudes que tornam a vida dos idosos mais leve e feliz, o projeto Afeto Selado é desenvolvido há dois anos e promove a interação dos idosos com pessoas da comunidade.

Todos os meses, cartinhas são recebidas e entregues aos idosos. Nivete Nogueira de Sá, voluntária no Lar, contribui com a leitura e reposta das cartas e diz ter uma satisfação imensa em poder dialogar com os idosos. “Consigo interagir com todos, fico conhecendo detalhes íntimos, familiares e ainda objetivos para o futuro. Meu esposo iniciou no Lar há muitos anos atrás como presidente e eu o acompanhava sempre, aquilo me deu uma vontade de me doar. Quando ele faleceu, em 2007, me comprometi a continuar fazendo o melhor que pudesse”, comenta.

Para Renée Zeidan e Liliane Borges, psicólogas da LVC, ações como esta ajudam a promover bem-estar do idoso.  O projeto propicia, além da troca de experiências, a partilha de informações culturais, eventos do cotidiano e sentimentos. “Participando do projeto, o idoso se sente valorizado e motivado a manter-se ativo”, complementam.

O projeto atende atualmente trinta e quatro idosos e tem por objetivo que todos os residentes possam se beneficiar com a troca de cartas. “A correspondência propicia o partilhar do dia a dia, suas atividades, alegrias e até tristezas e o idoso aguarda com expectativa para saber das experiências de seu novo amigo. Ao quebrar esse laço, o idoso, além de sentir falta desse contato, fica curioso para saber como o outro está e com saudades de contar sobre si também. Parece um projeto simples para quem está do lado de fora, mas, para os idosos, faz toda a diferença. É como receber a visita de um amigo distante e ter a atenção e carinho que muitas vezes não recebiam há muito tempo”, concluem as psicólogas.

Para participar do Afeto Selado, basta entrar em contato direto com o Lar dos Velhinhos de Campinas para obter as informações necessárias para o envio das cartas pelo telefone (19) 3743-4300 ramal 4316 ou e-mail secretariacg@lvc.org.br.

Lar dos Velhinhos

Promover o envelhecimento saudável e exercer o cumprimento dos direitos na integridade social do idoso. É esse o trabalho que o LVC há 112 anos vem desenvolvendo e divulgando. Endereço: Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza, Campinas/SP. Telefone: (19) 3743-4300.