Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Taverna do Chef Nico: a cozinha de ‘Sol Nascente’ em Vinhedo

Vinhedo, por Kleber Patricio

Divulgação.

Divulgação.

Sardela, cannoli, pães e muita, muita pasta. Os pratos típicos da cozinha italiana tem ganhado destaque na nova novela das 18h, Sol Nascente. Quem assiste ao folhetim não fica imune; as receitas preparadas pela matriarca da família De Angeli, a nona Geppina, interpretada pela atriz Aracy Balabanian, aguçam o paladar. Mas não é preciso ficar só na vontade: na região de Campinas, a Taverna do Chef Nico (Av. Independência, 5879 – Vila Thereza), em Vinhedo, é um típico restaurante italiano e a cozinha é comandada pelo legítimo siciliano Nicoló Ferdico, que está há 4 anos no Brasil e possui o título de embaixador da cozinha siciliana no mundo. Uma das especialidades do chef é o cannoli (foto), sobremesa feita de uma massinha frita crocante em formato de tubo recheada com ricota fresca e gotas de chocolate.

“Temos registros dessa sobremesa do início do século XX. É uma receita muito antiga e a história conta que foi preparada pela primeira vez por freiras enclausuradas, na Sicília, no período do Carnaval. O nome cannoli vem da cana-de-açúcar, que era utilizada para enrolar e dar o formato do tubo”, conta Nico. De acordo com o chef, a receita da massa se mantém a mesma até hoje; já o recheio sofreu algumas mudanças. “Antigamente era feito com ricota de ovelha, mel e amêndoas. Hoje utiliza-se a ricota fresca de vaca e gotas de chocolate. É desta forma que sirvo em meu restaurante”, completa.

Quem vai à Taverna do Chef Nico tem a chance de saborear spaghetti, fettuccine e penne cozidos no tempo certo. Durante as brechas na cozinha, enquanto circula pelo salão do restaurante, Nico aproveita para conversar com os clientes e explicar um pouco sobre os pratos. “Eu explico que na Itália, a massa costuma ser consumida um ponto antes do que estamos acostumados, mais al dente. Isso facilita a digestão e não pesa no estômago”, afirma. Outro segredo italianíssimo é a quantidade de água e sal para o cozimento: “Na Itália costumamos dizer que tem que ser como a água do mar. Com aquele gosto forte. A dica é: para cada 100 gramas de massa, um litro de água e 10 gramas de sal. E, jamais, colocar óleo. Você só acrescenta gordura onde não precisa”, revela Nico. As dicas garantem uma pasta como da nona.

Nicoló Ferdico

Nicoló nasceu e estudou em Palermo. Percorreu a Itália de norte a sul e se especializou na culinária mediterrânea. O chef também comandou cozinhas nos Estados Unidos, onde morou por alguns anos. Seu restaurante, a Taverna do Chef Nico, em Vinhedo (SP), é um dos 60 restaurantes com o selo Ospitalità Italiana do Brasil. Para receber este selo de qualidade, os estabelecimentos devem ter 70% da carta de vinhos com rótulos italianos, trabalhar com matéria-prima italiana, ter música ambiente italiana, decoração que remeta à Itália, pelo menos um funcionário que fale italiano fluentemente e pratos com nome italiano. Federico também é credenciado pela FIC – Brasile (Federação Italiana de Cuochi).

Para outras informações, (19) 3826-1042.