Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Romance “Antonia: uma sinfonia”, baseado na obra de Maria Peters, chega à Netflix

São Paulo, por Kleber Patricio

Maria Peters é escritora, produtora de cinema, diretora e roteirista holandesa. Depois de ter filmado Antonia: uma sinfonia, a escritora ficou ainda mais encantada pela trajetória da maestrina Antonia Brico e decidiu transformar o roteiro do filme em um romance histórico. A história da primeira mulher a reger uma grande orquestra chegou às livrarias pela Editora Planeta e o filme estreou na Netflix na terça-feira, 27 de julho.

Antonia: uma sinfonia é best-seller na Europa e narra a cativante história de Willy Wolters, uma jovem apaixonada pela música que sempre sonhou em conduzir orquestras. Mas havia um problema: Willy era uma mulher e em 1926 já era raro que mulheres pudessem se matricular no conservatório para estudar um instrumento musical – e, muito mais raro, que fossem admitidas em um curso de regência. Mas Willy estava determinada. Além de se dedicar a seu emprego em uma grande casa de concertos, ela passava horas atrás do piano todos os dias, sem deixar de procurar por um professor de regência que estivesse disposto a ajudá-la.

Adotando, então, um novo nome – Antonia Brico –, a talentosa musicista conhece as mais diversas pessoas, incluindo o imensamente rico e atraente Frank Thomsen, muito bem relacionado no mundo da música. No início, os dois não se suportam; entretanto, quanto mais se chocam, mais percebem a afeição que sentem um pelo outro.

Enquanto esse amor parece florescer em sua vida, os esforços de Willy finalmente valerão a pena e ela andará a passos rápidos na direção do sucesso. No entanto, se ela decidir perseguir seus sonhos, terá de deixar Frank para trás.

Ficha técnica:

Título: Antonia: uma sinfonia

Autor: Maria Peters

Tradução: Mariângela Guimarães

256 páginas

R$51,90

Sobre a autora | Maria Peters é uma escritora, produtora de cinema, diretora e roteirista holandesa. Três de seus filmes estão no top 20 dos filmes holandeses de maior sucesso das últimas duas décadas. Seu primeiro filme de projeção internacional, Sonny Boy, concorreu pela Holanda ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011. Depois de ter filmado Antonia: uma sinfonia, a história de Antonia Brico continuou a fasciná-la. Peters decidiu, então, transformar o roteiro do filme neste romance, sucesso de vendas na Europa.