Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Receita de pernil assado por Walter Sertori Jr.

Campinas, por Kleber Patricio

receita

Divulgação.

A receita desta semana, sempre com a assinatura do amigo Walter Sertori Jr., da Massas Artesanais Sertori, de Campinas, é de um desafiador – afinal, quem não conhece alguém que faz um espetacular? – pernil assado.

O pernil de porco é muito apreciado assado inteiro, especialmente na ceia de Natal e no Ano Novo, especialmente no Brasil e em outros países da América Latina. Apesar do peru ser mais tradicional,o pernil de porco está crescendo muito em popularidade no Brasil, possivelmente em função da preferência dos brasileiros por este tipo de carne. O sanduíche de pernil, também muito popular, possui inclusive lanchonetes especializadas nele (em Indaiatuba, há o Santo Porco).

Ingredientes (para o marinado)

– 1 peça de pernil de sua preferência, com osso inteiro ou desossado

– 1 cebola

– 5 dentes de alho

– 3 ramos de alecrim

– 1 taça de vinho branco

– sal a gosto

– pimenta do reino

– cheiro verde a gosto

– 1/2 copo de óleo

– 1 copo de água

Bater tudo no liquidificador e despeje na sua peça de pernil num recipiente fechado e descanse o marinado em geladeira de um dia para o outro.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o a 200ºC. Faça uma cama de batatas no fundo e coloque a peça marinada em uma assadeira (se quiser, pode forrar a assadeira com papel alumínio para facilitar na lavagem). Despeje por cima da peça e nas batatas um pouco do marinado (pode usar batatinhas inteiras com casca, se preferir). Cubra a assadeira por inteiro fechando bem com papel alumínio e leve ao forno alto por 1 hora. Descubra a assadeira e retorne ao forno, virando a peça a cada 15 minutos para assar e dourar por inteiro (tempo total: cerca de 2 horas e meia).

Acompanha arroz branco, maionese e farofa ao seu gosto.

Observação: se você optar por não forrar a assadeira em baixo, poderá fazer um belo molho com vinho branco no final da cocção para acompanhar.

waltersertoriSugestões de vinhos para acompanhar:

Las Moras Black Label (Syrah) Argentina

De Martino Legado – Chile

Baglio Di Luna Nero D’Avola – Itália (região da Sicília)

Walter Sertori Jr. é um culinarista e cozinheiro campineiro muito conhecido no meio gastronômico de sua cidade pela paixão e altos parâmetros com que exerce a arte culinária. Apaixonado por receitas especiais tradicionais e técnicas inovadoras, como a gastronomia molecular, Walter é especialista em cozinha italiana e mediterrânea e os pratos da Massas Artesanais Sertori (19 99189-5808), sua empresa de catering, são frequentadores assíduos das mesas mais descoladas da metrópole vizinha.