Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Programação de férias do Zooparque Itatiba inclui Tour pela Evolução

Itatiba, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

As férias escolares chegaram e, com ela, a programação de férias do Zooparque Itatiba. A temporada mais animada do ano começou no dia 26 de dezembro e vai até o dia 29 de janeiro, com atrações divertidas e educativas. A bióloga Débora Alcântara, coordenadora ambiental e educacional do Zooparque, explica que, diferente dos anos anteriores, nestas férias o público poderá aprender um pouco mais sobre a diversidade da nova atração “Viagem pela Evolução e Biodiversidade do Mundo”, já encantadora por si só, mas, nesta temporada, o zoo vai oferecer tour guiado, com temas direcionados, como dinossauros, evolução humana, mudanças climáticas, Era do Gelo e muito mais. A atividade ocorrerá durante todo o dia, com horários e temas divulgados na entrada da atração.

Além do Tour pela Evolução, a programação de férias oferecerá outras atrações:

Alimentação dos animais do minizoo: o público poderá alimentar as cabras sob a orientação de um educador que estará no espaço. Os horários das atividades são 10h e 15h, todos os dias;

Espaço Kids: um espaço dedicado para as crianças, com atividades que irão variar entre desenhos para colorir e pintura facial, dependendo do dia da semana;

Encontro Animal: alguns dos animais que participam das atividades de educação ambiental estarão andando pela trilha com um educador do zoo ou irão até o Espaço Kids para que os visitantes possam conhecer, aprender sobre eles e, de repente, até tocar em algum. Os animais que participarão da atividade e os horários são divulgados no dia. A atividade acontece no período da manhã e da tarde;

Hora Animal: apresentação com a participação de animais soltos, que será realizada diariamente às 14h, no anfiteatro.

Papo Animal: em uma conversa descontraída, os visitantes irão se divertir e aprender um pouco sobre como o Zooparque Itatiba provê o bem-estar para seus animais. Esse bate-papo será feito pelos cuidadores da instituição. Os horários do Papo Animal serão divulgados no dia, no quadro de atrações do parque.

Novos moradores

Além das atrações especiais de férias, o Zooparque Itatiba tem novos moradores que vão encantar os visitantes, como os cachorros-do-mato, o Yoyo, a menor espécie de tamanduá do mundo e único tamanduaí sob cuidados humanos, e a Tulipinha, primeiro filhote de tamanduá-mirim nascido na instituição.

O zoo manterá, neste período, as atividades rotineiras, com as trilhas temáticas Expedição Mata Atlântica, Expedição Pantanal e Expedição Amazônia (sendo que esta última passou por uma super reforma e está mais atrativa), Minizoo, Jardim Sensorial Sustentável e Playground, tudo já incluso no valor da entrada.

Dentro do Zooparque, os visitantes têm à disposição restaurante, lanchonetes e a Zoo Loja, caso queira levar para casa uma lembrança personalizada.

Informações sobre preços e horários podem ser consultadas no site www.zooparque.com.br.

Sobre o Zooparque

Com 500 mil m² de área verde, sendo grande parte inserida em um fragmento de Mata Atlântica, o Zooparque Itatiba é considerado um dos maiores e mais conceituados zoológicos do país. São mais de 1.200 animais, de 180 espécies, tanto nativas como exóticas, dispostos ao longo de uma trilha de 3 km em meio à natureza. Em 2020, o Zooparque inaugurou sua nova atração “Viagem pela Evolução e Biodiversidade do Mundo”. Este projeto ambicioso conta com uma estrutura de 2.400 m², sendo considerado um dos maiores museus de história natural da América latina. Este novo centro de aprendizagem tem como missão promover o conhecimento sobre a origem da vida, evolução, biodiversidade e impactos ambientais das mudanças climáticas. O zoo conta também com um núcleo de educação ambiental, que desenvolve o ensino e a conscientização sobre a importância do respeito ao meio ambiente com os visitantes, escolas e grupos. A instituição participa de inúmeros projetos de pesquisas e conservação em parcerias com universidades e institutos.

(Fonte: Cristiane Caldeira Assessoria de Imprensa)