Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Prepare o café da manhã perfeito para suas corridas matinais

Nutrição, por Kleber Patricio

Uma boa corrida de manhã faz toda a diferença no dia e quem gosta de treinar logo cedo deve estar sempre atento à alimentação. Considerado a refeição mais importante do dia, o café da manhã pode prejudicar ou auxiliar no desempenho. Por isso, é importante saber quando e como se alimentar antes de praticar essa atividade física.

“O ideal é realizarmos uma pequena refeição antes de correr logo cedo. Como a corrida matutina ocorre pouco tempo após acordarmos, uma grande refeição não terá tempo de ser digerida e poderá causar desconfortos. Dependendo da distância da corrida, devemos reforçar a refeição anterior ao café, ou seja, o jantar da véspera da atividade física, para que nossos estoques de energia fiquem abastecidos”, orienta a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti.

O ideal é alimentar-se no café da manhã e dar um tempo para o corpo iniciar a digestão. “O organismo precisa começar a digerir os alimentos e absorver seus nutrientes, que serão usados durante o exercício físico. Em média, deve-se esperar pelo menos 30 minutos para começar a correr, sendo o melhor em torno de uma hora”, explica a profissional.

O que deve conter o café da manhã antes de uma corrida matinal?

Priorize alimentos de fácil digestão, energéticos e fontes de carboidratos, como pães, frutas, sucos naturais, água de coco e geleia sem açúcar. Bebidas como chás e café também são bem toleradas e ajudam a dar energia por conta da cafeína, como nos chás verde e branco. Laticínios, alimentos com excesso de fibras, como os pães integrais e as frutas laxativas (mamão, ameixa, abacate) devem ser evitadas.

O que fazer se não consegue tomar o café da manhã?

Para quem não consegue tomar café da manhã imediatamente ao acordar e vai correr pela manhã é recomendado ingerir pelo menos uma fruta logo antes de iniciar a corrida. “As frutas têm rápida digestão e dependendo do seu teor de carboidratos vão ajudar no aporte de energia para a corrida. A queridinha nessa hora é a banana, mas a melancia, a manga e a uva também são boas opções”, indica Renata.

Veja receitas rápidas, elaboradas pela nutricionista para o café da manhã pré-corrida:

Banana com creme de avelã

Ingredientes:

1 banana picada em rodelas

1 colher (sopa) de creme de avelã

Para o creme de avelã:

1 xícara (chá) de tâmaras sem caroço

1 xícara (chá) de avelãs

1 colher (sopa) de cacau em pó

Modo de preparo:

Hidrate as tâmaras por 30 minutos. Bata as avelãs no liquidificador até virar uma farinha. Acrescente o cacau em pó. Junte as tâmaras hidratadas e picadas e vá batendo até obter uma pasta. Se achar necessário, acrescente água – porém, o mínimo possível. Coloque uma pequena quantidade do creme sobre as bananas em rodelas e consuma imediatamente.

Sanduíche com patê de cenoura e gengibre  

Ingredientes:

2 fatias de pão integral

1 colher (sopa) de patê de cenoura

Para o patê de cenoura:

1 cenoura média ralada

½ xícara (chá) de abobrinha ralada

1 cm de gengibre ralado

1 dente de alho amassado

Suco de 1/2 limão

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Sal a gosto

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes do patê no liquidificador. Coloque em um recipiente com tampa e leve para gelar. Monte as fatias de pão com o patê e consuma imediatamente.

Vitamina com água de coco  

Ingredientes:

200 ml de água de coco natural

1 banana nanica madura

½ maçã verde

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador e consumir imediatamente.

Para mais receitas, acesse www.redeoba.com.br.