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Pinacoteca inaugura nova loja do museu com produtos exclusivos assinados por artista e designer de moda

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: Levi Fanan/Pinacoteca de São Paulo.

A Pinacoteca de São Paulo inaugura sua nova loja, que passa a ocupar o pátio externo na frente do edifício da Pina Luz (Praça da Luz, 2). O novo pavilhão, de 74 m², está localizado do lado esquerdo da entrada principal e à vista de todos, visitantes ou pedestres, que estejam passando pela região. Após quatro meses de execução de obra, a inauguração acontece no dia 1/12/2021, a partir das 16h, com novidades também para os produtos. Para marcar esta nova fase da loja, uma linha exclusiva elaborada pela artista e ilustradora Aline Bispo e uma collab limitada assinada pelo designer de moda Pedro Andrade serão os destaques no já variado mix de produtos.

A loja apresenta também uma nova forma do museu dialogar com a sua área externa. Anteriormente pensada apenas como estacionamento, a mudança convida todos a aproveitar uma área de convivência e serviço. Com isso, as vagas localizadas na frente do prédio histórico serão parcialmente desativadas, criando um extenso espaço de descanso e convivência interligado ao Café e ao serviço de guarda-volumes.

As vagas para veículos na lateral da Pinacoteca continuarão disponíveis aos visitantes. Já o antigo espaço da loja, dentro do museu, será transformado em uma galeria especial dedicada à exibição de vídeos. Com a mudança, não será mais necessário comprar o ingresso do museu para ter acesso aos produtos da Pina, o que dará mais independência ao novo espaço que poderá até funcionar em dias e horários diferenciados. A filial da loja no outro edifício, a Pina Estação, segue no mesmo local sem nenhuma modificação.

Novos produtos | Para marcar o lançamento, coleções exclusivas foram pensadas. As primeiras disponíveis ao público oferecem uma linha de utilitários como avental, bolsa, camisetas, canecas e moleskines que, a convite do museu, foi desenhada pela artista e ilustradora Aline Bispo. As peças trazem o traço marcante da artista com as logomarcas do museu.

Bispo já tem um trabalho reconhecido, tendo ilustrado a capa do best-seller Torto Arado, de Itamar Viera Junior. Seus desenhos evidenciam problemáticas importantes como desigualdades étnicas, de gênero e social. Questões que reverberam nas mostras do museu, por exemplo, em Véxoa: Nós sabemos (out/2020- mar/2021), Enciclopédia negra (maio 2021-nov/2021) e até mesmo na exposição de longa duração que traz boa parte do acervo da Pina.

Até o final deste ano também será lançada uma segunda colaboração com o estilista Pedro Andrade. Trata-se de uma collab com uma das marcas mais queridas desenhadas por ele, a Piet. O conjunto de produtos que trazem Piet e Pinacoteca estampados será limitado e com venda exclusiva pela loja da Pina e pelos canais digitais da Piet. Fazem parte bonés, gorros, camisetas e moletom.

“É um ganho extraordinário para todos – o público poderá usufruir de um espaço mais adequado e convidativo, com uma maior variedade de produtos e coleções especiais, e também para o museu, que poderá ampliar suas fontes de receita. Isso tudo sem desacelerar o investimento da loja online, que segue oferecendo os produtos da Pina para todo o Brasil”, afirma o diretor de relações institucionais da Pinacoteca, Paulo Vicelli.

A loja sempre foi uma fonte importante de captação. Com crescimento exponencial da movimentação no museu a partir de 2010, provocado pela realização das grandes exposições, por exemplo a de Ron Mueck (2014/2015), o espaço ganhou mais notoriedade. Diversificou o seu potencial de produtos para incluir guarda-chuvas, livros de outras editoras, jogos infantis e joias inspiradas nas obras da coleção, entre outros. Mesmo alcançando uma melhor performance, a sua localização ainda não era estratégica. “O pavilhão agora está aos olhos de todos os visitantes, seja na entrada ou na saída, para quem for visitar ou para suprir a necessidade de quem apenas gostaria de comprar um presente”, completa Vicelli.

Nesta nova fase, os best-sellers permanecem. Toda a linha institucional da Pinacoteca, como os catálogos das exposições, as canecas, camisas, material de escritório, pôster, postais e ecobags, estarão disponíveis.

Serviço:

Nova Loja da Pinacoteca

Área externa da Pinacoteca Luz

Praça da Luz 2, São Paulo, SP

Horário de funcionamento atual: de segunda a quarta, das 10h às 18h

Loja online: pinacoteca.

(Fonte: Assessoria de Imprensa | Pinacoteca de São Paulo)