Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

O Carnaval fora do Brasil

Mundo, por Kleber Patricio

O Carnaval brasileiro é mundialmente conhecido e, modéstia à parte, sabemos que ele é incomparável. Cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, São Paulo e Belo Horizonte se transformam completamente quando suas ruas e avenidas se enchem de foliões, música, alegria e muito brilho – sem falar nos desfiles da Sapucaí e do Anhembi, que são de impressionar e emocionar qualquer pessoa. Porém, o Carnaval também é celebrado em grande estilo fora do Brasil. Esta festividade do cristianismo ocidental normalmente acontece entre os meses de fevereiro e março, no período pré-quaresma. Aprenda mais sobre a celebração carnavalesca pelo mundo com essa seleção de 5 atividades da Civitatis.

1 – Tour das origens do carnaval veneziano

Durante o passeio guiado pelos distritos de San Polo, Santa Croce e Dorsoduro, uma viagem no tempo leva os viajantes à Idade Média. Foi quando uma festa de origem pagã surgiu. Até que no século XIII, a nobreza começa a usar máscaras de disfarce para se misturar com os plebeus nas festividades. Nesta atividade, os participantes aprendem sobre o Carnaval de Veneza, visitam um ateliê de máscaras e, se for época de Carnaval, é possível degustar doces e aperitivos típicos. As reservas podem ser realizadas neste link.

2 – Espetáculo do Carnaval em Montevidéu

O espetáculo de Carnaval de Montevidéu é apresentado em um palco ao ar livre, o Tablado Primero de Mayo, e é considerado um dos mais longos do mundo por durar aproximadamente 40 noites seguidas. Estes espetáculos são considerados um tesouro cultural do Uruguai. É a melhor forma de experimentar a essência da cultura carnavalesca uruguaia, com uma experiência autêntica e local. A apresentação dura entre três e cinco horas. As reservas podem ser realizadas neste link.

3 – Free tour do Carnaval de Cádiz

O tour começa na Plaza de San Juan de Dios. Durante a visita guiada, os viajantes aprenderão sobre esta festa herdada das tradições genovesas trazidas no século XV, e que é celebrada há séculos. O passeio passa pelos principais pontos da cidade onde acontecem as comemorações do Carnaval, como a Plaza de las Flores, a Plaza de San Antonio e a Plaza Fragela. O free tour dura duas horas e termina nas proximidades de La Caleta. As reservas podem ser realizadas neste link.

4 – Tour do artesanato do carnaval de Barranquilla

O passeio sai de Barranquilla e vai de micro-ônibus até Galapa, um trajeto de 30 minutos. Para conhecer de perto o trabalho artesanal, os viajantes visitam uma oficina local onde artesãos experientes talham centenas de figuras carnavalescas. Cada peça é única e todas elas são inspiradas nos personagens do carnaval de Barranquilla, considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade. Os participantes também têm a oportunidade de decorar a sua própria peça de madeira. As reservas podem ser realizadas neste link.

5 – Festa de carnaval no Galeão Veneziano

Esta é a atividade perfeita para quem quer viver uma noite inesquecível na cidade dos canais. O navio sai da Riva San Biasio e navega pelas ilhas Murano, Burano e Torcello enquanto um jantar com pizza, risoto e polvo é servido. A experiência também inclui open bar de Prosecco, cerveja, água e refrigerante, sobremesa e doces típicos de Veneza. A partir das 22h30, uma festa cheia de música e alegria começa à bordo. Vá bem vestido e de máscara. As reservas podem ser realizadas neste link.

Sobre a Civitatis | A Civitatis é a principal plataforma online de visitas guiadas, excursões e atividades em português nos principais destinos do mundo, com mais de 87.000 atividades em 3.700 destinos de 160 países.

(Fonte: Civitatis)