Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu da Energia de Itu apresenta exposição sobre a cientista Marie Curie

Itu, por Kleber Patricio

Foto: CDCC – Centro de Divulgação Científica e Cultural.

O Museu Catavento realiza exposição em parceria com o Museu da Energia de Itu. A mostra faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Integração ao SISEM-SP do Museu Catavento e acontece até 21 de dezembro.

A exposição Marie Curie 1867-1934, que conta com 13 painéis sobre a vida dessa grande cientista foi criada em 2011, ano consagrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Química, em comemoração ao 100º aniversário do Prêmio Nobel de Química, conquistado pela cientista franco-polonesa Marie Curie.

O Consulado Geral da França em São Paulo promoveu naquele ano a mostra temporária Marie Curie 1867-1934, que esteve em exposição no Museu Catavento por um total de aproximadamente três meses. Desenvolvida pelo Instituto Curie de Paris, a mostra tem como objetivo levar ao conhecimento público os feitos da cientista, que foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel e único cientista a ser condecorado duas vezes com o prêmio: um de Física (1903), pelas suas descobertas no campo da radioatividade, e outro de Química (1911), pela descoberta dos elementos químicos Rádio e Polônio.

Foto: CDCC – Centro de Divulgação Científica e Cultural.

Essa ação foi pensada para os diferentes públicos do Museu da Energia de Itu e faz parte do Programa de Integração ao SISEM-SP, que busca aproximar o Museu Catavento de outras instituições museológicas e centros culturais do estado de São Paulo.

Sobre o Museu Catavento | O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações, divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa, também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento – Museu da Energia | Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Serviço:

Exposição Marie Curie 1867-1934

Período: até 21 de dezembro de 2021

Horário: de quarta a sábado, das 10h às 17h

Local: Museu da Energia de Itu

Classificação indicativa: Livre para qualquer idade

Capacidade: 10 pessoas por horário (necessário agendamento prévio)

Endereço: R. Paula Souza, 669 – Centro, Itu/SP

Informações: http://www.museudaenergia.org.br/

Redes sociais do Museu Catavento:

Facebook: @cataventocultural

Instagram: @museucatavento

Twitter: @MCatavento

Youtube: Museu Catavento

Redes sociais do Museu da Energia:

Facebook: @museudaenergia

Instagram: @museudaenergia

Youtube: Museu da Energia.

(Fonte: Assessoria de Imprensa | Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo)