Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Monte Belo do Sul firma parceria ligada às tradições da polenta com cidade de Vigasio, na Itália

Vigasio, por Kleber Patricio

Pacto de amizade foi firmado entre o Centro de Tradicões Italianas de Monte Belo do Sul e a associação Vigasio Eventi durante a Vinitaly. Foto: Mariângela Bonfanti.

A polenta representa muito mais do que um prato típico trazido pela imigração italiana para a Serra gaúcha – é, também, um elo cultural e histórico que une Brasil e Itália. Passados quase 150 anos do início do movimento imigratório na região, os laços entre as tradições criadas em torno dessa iguaria ficaram ainda mais fortalecidos a partir do pacto de amizade estabelecido entre o município de Monte Belo do Sul e a comuna italiana de Vigasio. O intercâmbio cultural e gastronômico foi firmado durante a Vinitaly, uma das principais feiras de negócios do universo vitivinícola no mundo, realizada entre os dias 14 e 17 de abril em Verona, na Itália.

A parceria surgiu a partir da busca de representantes da associação Vigasio Eventi, que realiza a ‘Fiera della Polenta’ na cidade da região do Vêneto, por eventos que promovessem a polenta enquanto patrimônio cultural no Brasil. Foi então que o Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul (CTI), realizador do Polentaço, recebeu o convite para construir esse pacto internacional.

Na Itália, o termo de cooperação foi assinado pelo presidente do CTI, Nelso Uliana (no ato, representado pelo ex-presidente do CTI e atual secretário de Cultura e Turismo de Monte Belo, Alvaro Manzoni), e pelo presidente da Vigasio Eventi, Umberto Panarotto, que destacou a importância desse intercâmbio para o fortalecimento dos laços ítalo-brasileiros. “É uma ponte que une não só duas associações, mas também duas culturas, duas formas de vivenciar a terra e as tradições”, exaltou Panarotto.

Polentaço de Monte Belo do Sul firmou parceria com a Fiera Della Polenta de Vigasio, na Itália. Foto: Augusto Tomasi.

Para Monte Belo do Sul, o momento representou um marco histórico de aproximação entre os dois países e a consolidação de um evento que carrega em sua essência a valorização dos costumes e do legado deixado pelos antepassados italianos na região. “A polenta é mais do que um alimento – é a nossa história. Quando criamos o Polentaço, partimos do princípio de divulgar nossas tradições e fazer com que a nossa gente se reconheça e seja valorizada por meio desse evento, enaltecendo um povo que se estabeleceu na América em busca de melhores condições de vida. Estamos muito felizes e orgulhosos por essa histórica parceria que começamos a construir com a comunidade de Vigasio”, enalteceu Manzoni.

O ato de assinatura, ocorrido no estande da Região do Vêneto na Vinitaly, também contou com a presença do ministro regional dos Programas da União Europeia, Agricultura, Turismo e Comércio Internacional, Federico Caner, do conselheiro regional, Ernico Corsi, do vice-reitor da Universidade de Verona, Prof. Diego Begalli, do presidente da Associação Veronesi nel Mondo e da Italea Veneto (sob a coordenação do Ministério das Relações Exteriores da Itália), Luciano Corsi, e do prefeito de Vigasio, Eddi Tosi. Do Brasil, também prestigiaram o ato o sócio proprietário do Moinho Burati (fornecedor oficial da farinha de milho utilizada no Polentaço), Fernando Jose Dal Ponte, o ex-secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Davi Da Rold, e o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura, Daniel Panizzi.

A agenda de compromissos da comitiva na Itália teve ainda, na Vinitaly, um encontro com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que esteve na feira para potencializar esse fortalecimento das mais diversas relações entre RS e Itália, e com o presidente da Região do Vêneto, Luca Zaia. Houve, também, uma visita oficial à cidade de Schiavon, na província de Vicenza, para o fortalecimento do gemellaggio (pacto de irmandade) existente com Monte Belo do Sul.

Ação de intercâmbio inicia já no mês de maio

Presidente do Vêneto, Luca Zaia, recebe material de Monte Belo do Sul durante assinatura do termo de cooperação na Vinitaly. Foto: Mariângela Bonfanti.

O primeiro ato oficial dessa parceria internacional será na 12ª edição do Polentaço. O evento será realizado entre os dias 17 e 19 de maio, em Monte Belo do Sul, e contará com a presença de uma comitiva italiana de Vigasio para conferir de perto a realização da iniciativa e promover trocas culturais e gastronômicas com os organizadores do evento em solo gaúcho. Nesta edição, haverá dois tombos gigantes de polenta com 800 kg cada, exposição de esculturas feitas a base do alimento e diversas opções enogastronômicas distribuídas pela Praça Padre José Ferlin, onde ocorre o evento, além de uma programação artístico-cultural gratuita.

O 12º Polentaço é realizado junto à 10ª Festa do Agricultor e tem financiamento do Pró-Cultura RS, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e patrocínio de Dalmóbile, Transportes Dumar, Adega Cavalleri, Adega da Serra e Multimóveis. O apoio é de Sicredi, Moinho Burati e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A realização é do Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul. Mais informações pelos perfis @visitemontebelo e @polentaco2024 no Instagram.

(Fonte: Exata Comunicação)