Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Michel Lebedka vence Chef Decor 2017 com receitas da família russa

Campinas, por Kleber Patricio

Lenine Farias, Michel Lebedka e a diretora da Campinas Decor, Stella Pastana Tozo. Fotos: Gustavo Tílio.

A influência da Rússia está no DNA, nas panelas e agora no troféu que ele levou pra casa: com um menu típico e receitas de família, o designer de interiores Michel Lebedka conquistou a predileção do júri e foi escolhido o vencedor do Chef Decor 2017, que reuniu cinco profissionais de arquitetura e decoração de Campinas numa competição gastronômica inédita no meio. O resultado foi anunciado na segunda-feira (27/11) em um coquetel na Artzzi Contemporânea. O segundo lugar foi para a arquiteta Letícia Telles, cuja inspiração também veio de longe para encantar paladares: em seu jantar, ela preparou pratos de origem tailandesa.

Em 47 dias de duração, o Chef Decor contou com cinco jantares semanais preparados por cada um dos candidatos nas cozinhas das lojas que apoiaram o projeto: Todeschini, Ornare, Romanzza, Lovato Marcenaria e Elettromec. Além dos dois primeiros colocados, participaram das provas os arquitetos Roseana Monteiro, Fernando Consoni e Marcos Xavier.

Num emocionante agradecimento ao ser anunciado como o ganhador, Lebedka evocou o afeto por suas raízes como motivação. “Podem ter certeza de que ali, naqueles pratos, tinha muito de mim e da minha história. Muito obrigado por esse reconhecimento”, disse ele ao receber o troféu das mãos do organizador do Chef Decor, o publicitário Lenine Faria, da Prosa Branding. “O Chef Decor nasceu da observação do talento de tantos amigos arquitetos e designers para a gastronomia. Afinal, acredito que ambos resultam de criatividade e, portanto, são universos convergentes. E nossos cinco profissionais durante a competição se tornaram chefs e mostraram seus projetos na cozinha, e não de cozinha”, disse Faria durante a cerimônia de encerramento.

O troféu desenvolvido pelo designer André Dias Barreto.

Um troféu idêntico ao de Lebedka foi entregue à Lovato Marcenaria, que sediou o seu jantar no dia 13 de novembro. As peças, em ouro rose e mármore Armani, foram criadas pelo designer André Dias Barreto. Panelas e acessórios Le Creuset, cursos e workshops no Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia (IFBG) e utilitários de design para cozinha fizeram parte dos prêmios distribuídos entre os participantes.

O júri fixo do Chef Decor foi formado pelo chef Emerson Donadon, do Amaô Gastronomia, que também atuou como consultor técnico das provas; pelo designer de interiores, artista plástico, ilustrador e estilista Luís Roberto de Castro Rios, vice-diretor da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) em Campinas e por Rosa Jannini, gourmet e organizadora de confrarias gastronômicas locais.

A cada jantar, um convidado integrou a mesa de deliberação: a colunista social e presidente da revista Absoluta, Betty Abrahão; o apresentador do programa Pop Station da Band Campinas, Douglas Mann; o jornalista, chef e consultor gastronômico Manuel Alves Filho; a jornalista gastronômica Érica Araium e o gerente de qualidade do IFBG Ávila Wenceslau.

As notas foram compostas ainda, embora com peso menor, pela votação realizada nas redes sociais do Chef Decor no dia 24/11, quando o arquiteto Fernando Consoni, que concebeu e serviu um menu paraense em seu jantar, foi escolhido como o favorito do público.

Prato principal foi o Churrasco Russo (chachlik ou shashlik) com pernil suíno e bacon, servido com molho agridoce de laranja e acompanhado da torta Kurnik, com massa, panquecas e recheio de shimeji, shiitake e batatas. Foto: Ricardo Dettmer.

O menu vencedor

O cardápio de Lebedka teve como entrada a famosa sopa Borsch, de beterraba, servida em um prato envolvido em gelo, numa alusão à gélida Sibéria.  O prato principal foi o Churrasco Russo (chachlik ou shashlik) com pernil suíno e bacon, servido com molho agridoce de laranja e acompanhado da torta Kurnik, com massa, panquecas e recheio de shimeji, shiitake e batatas.

O sous chef de Lebedka foi o seu sócio no escritório Contemporare, o arquiteto Marcelo Dias, que contribuiu com delicadeza e apuro estético para o sucesso do jantar – foi dele a montagem da sobremesa típica Muraveinik, ou formigueiro, servida sobre uma “pintura” de chocolate branco tingido nas cores da bandeira russa. O menu, como em todas as provas, foi harmonizado com vinhos da Adega Abadesco.

Melhores momentos

Além da premiação, os convidados presentes à final do evento – que reuniu profissionais e lojistas do setor de arquitetura, design de interiores e mobiliário de Campinas – assistiram a um documentário sobre a trajetória da competição, com os momentos mais emocionantes dos jantares. O vídeo será editado para a inclusão das imagens registradas durante o evento na Artzzi e em breve estará no canal do Chef Decor no Youtube.