Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Maialini propõe cultura e alimentos frescos para a hora do almoço

Campinas, por Kleber Patricio

pratoUm pedacinho da região de Parma, na Itália, em uma das ruas mais tranquilas no coração do Cambuí, em Campinas: o lugar é o Maialini, ideal para fugir da correria diária e aproveitar o almoço saboreando a refeição oferecida pelo seu menu executivo com ingredientes frescos da estação, de alta qualidade, combinados de forma simples e executados artesanalmente. O menu executivo do gastropub oferece duas opções de entrada, duas de prato principal e uma sobremesa por apenas R$33 reais com ingredientes que mudam sazonalmente.

“O objetivo é valorizar os produtos que são da época, trabalhar com foco na sustentabilidade e, principalmente, difundir esses valores na comida”, defende o chef Nicholas Callejas à frente do Maialini. Para ele, a ideia do menu executivo, que passou a ser ofertado na casa no segundo semestre deste ano, é propor uma experiência única na rotina do almoço de quem decide sair de casa ou do trabalho em busca de um momento de desconexão com o comum – uma pausa necessária no dia a dia.

O menu executivo é oferecido de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h30. Para cada dia da semana são duas opções de entrada (salada ou sopa), duas de prato principal (carne bovina, frango ou salmão acompanhados ou de uma massa, risoto ou arroz integral) e uma sobremesa. “Para todos os nossos pratos, valorizamos a produção local de verduras, hortaliças, queijos e frios, matérias-primas que no Maialini são utilizadas para acompanhar massas e pães feitos por nós”, explica Callejas.

coposExperiências

Além da proposta do alimento como difusor de conhecimento e experiências, o próprio local convida a um almoço mais pessoal e intimista – um tempo para si. Mesmo com agendas mais apertadas, é possível sentar-se à mesa e, por alguns minutos, se deixar envolver pela arquitetura interior aconchegante em madeira de reflorestamento e pelos pequenos toques criativos no ambiente – eles vão do cardápio em formato de prancheta antiga e datilografada até aos copos, que lembram potes de compotas artesanais. Há um motivo para isso? Sempre. No caso dos copos que remetem aos doces feitos artesanalmente, o chef conta que a inspiração é mesmo ligada ao que é feito com as próprias mãos, como é tudo na casa. “O copo conta um pouco da nossa identidade, da nossa ligação com o artesanal. Fazemos tudo aqui, das massas aos sorvetes e às sodas. Faz parte da experiência que pretendemos oferecer”, comenta Callejas.

As Sodas

As sodas italianas são um exemplo clássico do conceito do Maialini. Os sabores não são fixos no cardápio da casa justamente por conta da busca pelo sazonal, respeitando o tempo de cada produto. Elas são artesanais e preparadas diariamente no almoço. “Criamos as infusões de acordo com os melhores ingredientes que temos no dia”, explica Callejas. Entre as opções mais procuradas estão a de tangerina e a de maçã com canela.

Quem comanda o gastropub Maialini?

Por trás da cozinha do Maialini está o chef Nicholas Callejas. O chef de cozinha teve formação inicial em Hotelaria pela Faculdade Senac, partindo para a área de gastronomia com o curso de Chef Internacional pela mesma faculdade. Realizou o Curso Prático de Cozinha pela Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa e concluiu a Capacitação para sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers. Em 2012, se formou no curso de Cozinha Italiana Avançada pela Faculdade Senac, com passagem de mais de 6 meses na Itália trabalhando no restaurante Antica Corte Pallavicina, condecorado com uma estrela Michelin. Em 2014, voltou à Itália para explorar a arte da salumeria com grandes chefes de Polesine Parmense. E é inspirado por sua experiência em Parma que Nicholas traz ao Maialini o melhor da cozinha tradicional Parmense para complementar o circuito da gastronomia italiana em Campinas.