Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Indaiatuba Matsuri reúne oito mil pessoas

Indaiatuba, por Kleber Patricio

A cantora Karen Ito, uma das atrações do Indaiatuba Matsuri. Fotos: divulgação.

A cantora Karen Ito, uma das atrações do Indaiatuba Matsuri. Fotos: divulgação.

Durante três dias, Indaiatuba foi o centro das atenções de diversas comunidades nipo-brasileiras da região com a realização da primeira edição do Indaiatuba Matsuri, que movimentou o Pavilhão da Viber nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Além de diversas opções gastronômicas, um público estimado de oito mil pessoas conferiu de perto diversas atrações culturais e uma feira com produtos variados. A organização do evento é da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi), em parceria com a Tasa Eventos.

“Atingimos o nosso objetivo de oferecer um evento com um novo propósito, de oferecer mais atrações culturais e exposições de qualidade, além da culinária, que já é uma referência em Indaiatuba e região”, pontua João Yamate, presidente da Acenbi. “Entre os destaques da programação, gostei muito do Miss Nikkey Indaiatuba e Região, dos shows que reuniram Karen Ito, Edgar Ishida e o Duo Sciotti, além do desfile de cosplayers. O presidente aproveitou para agradecer o público, patrocinadores e apoiadores: “Conversamos com muita gente após o evento e todos elogiaram bastante, principalmente as atrações e a decoração”, revela. “Creio que atingimos a expectativa e plantamos uma semente para tornar Indaiatuba Matsuri cada vez mais conhecido em Indaiatuba e região. Por isso, agradeço a todos que marcaram presença e aos nossos apoiadores e patrocinadores”.

Sérgio Takao Sato, da Tasa Eventos, acredita que o Indaiatuba Matsuri tem tudo para crescer em 2017. “Chegamos a Indaiatuba com a proposta de oferecer algo mais além das opções gastronômicas e creio que atingimos o nosso objetivo”, destaca. “Agora, é trabalhar para melhorar e ampliar ainda as opções do Indaiatuba Matsuri em 2017”.

As vencedoras do Miss Nikkei com Kendi Yamai.

As vencedoras do Miss Nikkei com Kendi Yamai.

Beleza feminina

Um dos destaques do evento foi a realização do Miss Nikkey Indaiatuba e Região, que garantiu a Julia Suzuki uma vaga no Miss Nikkey São Paulo, que acontece em 2017. Com 20 anos, Julia nasceu em Yokohama, no Japão. “Morei lá até os meus 10 anos e depois vim para Indaiatuba”, conta. “Falo algumas coisas em japonês, assisto animes e pratico o Budismo”. Técnica em Informática, Julia sonha cursar Medicina. “Quero trabalhar, estudar, cursar uma faculdade e fazer intercâmbio”.

Foram eleitas ainda Tuane Nozaki Fagundes, de 25 anos, de Vinhedo, como 1ª Princesa e Thaís Akemi Fujivara, de 22 anos, de Indaiatuba, como 2ª Princesa do Miss Nikkey Indaiatuba e Região. O ator, cantor e apresentador Kendi Yamai, um dos organizadores do concurso, fez elogios à etapa regional. “A primeira edição do Miss Nikkey Indaiatuba e Região foi muito boa. O nível das candidatas surpreendeu e o público e as torcidas estavam animados”.

Kendi lembra que as interessadas já podem se inscrever para a edição 2017 do concurso: “As garotas de 15 a 30 anos de todo Brasil, com ascendência japonesa, podem se cadastrar no site www.missnikkey.com.br desde já e serão contatadas para as próximas seletivas”, ressalta.