Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Dicas para escolher a carne para o churrasco de Dia dos Pais

Gastronomia, por Kleber Patricio

Uma ótima oportunidade para reunir a família no almoço de domingo, o Dia dos Pais é a chance perfeita para fazer um bom churrasco com clima descontraído e muita animação. O sucesso depende da escolha das carnes e, por isso, é importante comprar cortes de boa qualidade para agradar ao paladar de todos.

“A escolha das carnes depende do gosto de cada pessoa. Cortes magros, como alcatra e fraldinha, são os mais indicados. Se quiser uma picanha, por exemplo, retire a gordura depois que a carne estiver pronta. Agora, o mais importante é ficar atento à procedência, aparência e temperatura para comprar carnes saudáveis e de qualidade”, explica a nutricionista Letícia Amaral, do Oba Hortifruti.

Confira as três dicas da profissional:

Verifique a procedência – a carne precisa ter o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O carimbo SIF indica que a carne é procedente de bois inspecionados e vacinados;

Avalie a aparência – verifique se a carne apresenta cor vermelho-claro e consistência firme. Carnes de cor escura ou com manchas cinza e verde nunca devem ser consumidas;

Atenção à temperatura – não compre carne exposta à temperatura ambiente; elas devem sempre ser vendidas resfriadas ou congeladas. Se estiver resfriada, deve ser consumida em até três dias; já as carnes congeladas podem ser conservadas de três meses a um ano.

A nutricionista sugere ainda algumas receitinhas para o churrasco:

Fraldinha na grelha com manteiga de ervasFraldinha na grelha com manteiga de ervas

Ingredientes:

1 peça de fraldinha

Sal rosa do Himalaia

Manteiga de ervas:

200 gramas de manteiga sem sal

Sal rosa do Himalaia a gosto

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de ervas picadas (alecrim, salsa, manjericão, tomilho)

1 pimenta dedo de moça pequena picada

Modo de preparo:

Passe em toda a peça o sal rosa e deixe descansar por alguns minutos para absorver o tempero. Coloque a fraldinha sobre a grelha. Asse por cerca de 10 minutos de cada lado. Em uma tigela, utilizando um garfo, bata a manteiga em temperatura ambiente até atingir ponto de pomada. Acrescente o azeite, as ervas e a pimenta. Misture bem. Feche com filme plástico e leve ao freezer por 24 horas. Na hora de servir, com a carne ainda bem quente, fatie a manteiga ainda congelada em rodelas finas e sirva sobre a carne fatiada. A manteiga irá derreter dando um sabor especial à carne.

Picanha grelhada no espeto com vinagrete aromáticoPicanha grelhada no espeto com vinagrete aromático

Ingredientes:

1 peça de picanha (1 kg)

Sal rosa do Himalaia

Vinagrete aromático:

1 cebola bem picada

2 dentes de alho bem picados

3 ramos de salsa picada

3 tomates sem pele e sementes cortados em cubos pequenos

1 pimenta malagueta picada

1 colher (sobremesa) de tomilho

1 colher (sobremesa) de orégano

1 colher (café) de cominho moído

1 colher (sobremesa) de páprica picante

Raspas de casca de ½ limão

50 ml de vinagre

100 ml de vinho branco

¼ de xícara (chá) de azeite

Sal a gosto

Modo de preparo:

Corte a picanha em bifes altos e tempere-os com o sal rosa do Himalaia. Dobre os bifes e disponha-os em um espeto. Leve à churrasqueira por cerca de 20 minutos, virando sempre dos dois lados até ficar no ponto desejado – bem dourado por fora e suculento por dentro. Corte no próprio espeto em fatias finas. Caso deseje que fique ao ponto ou bem passado, retorne a churrasqueira por mais alguns minutos. Em uma tigela misture todos os ingredientes do vinagrete. Retire a gordura lateral na hora de consumir e sirva acompanhado do vinagrete.

Para outras receitas, acesse www.redeoba.com.br.