Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Destino Campos do Jordão: Cores & Sabores do outono aguçam o paladar na Casa Bambuí

Campos do Jordão, por Kleber Patricio

Casa Bambuí, localizada dentro do Parque Bambuí, em Campos do Jordão. Foto: Douglas Fagundes.

A nova estação chegou repleta de novidades na Casa Bambuí, restaurante localizado dentro de um dos espaços mais exuberantes de Campos do Jordão – o Parque Bambuí. O cardápio tem a cara (e gosto) do outono-inverno na Mantiqueira – uma das épocas mais atraentes nas montanhas. O clima ameno e os tons mais quentes da própria natureza inspiraram a chef Anouk Migotto, que assina o cardápio e comanda o restaurante em parceria com o renomado Grupo Toriba.

A já famosa “Panela da chef”, que traz uma receita nova a cada estação, combina polenta cremosa com queijo parmesão curado e ossobuco de vitelo feito em baixa temperatura. Acompanhada de farofa crocante com macadâmias da Serra. Tem ainda opções de truta salmonada e vegana.

Caixa Móbile reúne quatro clássicos franceses. Foto: Douglas Fagundes.

Se deu água na boca, as receitas inspiradas nas obras de arte da Casa Bambuí enchem também os olhos: a “Caixa Móbile” reúne quatro clássicos franceses – assados e quentes – com ‘terroir’ Mantiqueira: Terrine (carne suína e ave), Quiche de alho-poró e temperos frescos (da horta do restaurante), Vol-au-vent de truta defumada e Brie quente servido com mel de abelhas nativas.

As “caixas” utilizadas para servir essas delícias da culinária francesa foram feitas pelo artesão Caique Maeques com material reutilizado do Parque Bambuí. A receita faz menção ao Móbile (escultura que se move com o vento) de autoria do escultor francês Christian Soucaret, discípulo do Alexander Calder – escultor e pintor norte-americano famoso por seus móbiles, falecido em 1976.

Mais uma obra homenageada no cardápio é a tradicional sobremesa Crème brûllée, com fava de baunilha, servida com pétalas de flores comestíveis cultivadas no restaurante. Uma deliciosa menção à obra “Orquídea no Lago” – duas lindas orquídeas de aço de autoria dos artistas plásticos Luciano Bittencourt e seu filho Rodrigo Bittencourt.

Chef Anouk Migotto na Casa Bambuí. Foto: Adriana Rebouças.

Segundo a chef, outra novidade é o Caramelli recheado com paleta de cordeiro, feita em baixa temperatura, servido ao molho do próprio cordeiro com vinho. Já nas “gaiolas” das sobremesas – uma homenagem à a escultura “Voo de Aves” criada pelo artista Eduardo Srur especialmente para o Parque Bambuí, o Claufoutis sai de cena para a chegada da clássica Tarte Tatin e suas saborosas maçãs caramelizadas.

Tudo isso com direito a novos drinks com frutas da época, vinhos da região e um café especial assinado pela renomada barista Gelma Franco –num gostoso ‘blend’ entre a Mantiqueira Paulista e Mineira. E mais: destaque para as kombuchas feitas com ingredientes de produtores locais.

Vale ressaltar que a Casa Bambuí é baseada no conceito de comida afetiva, num cardápio elaborado especialmente para proporcionar aquela sensação de aconchego e felicidade. Detalhe: o acesso ao restaurante é feito por uma charmosa locomotiva Maria Fumaça de 1920, tornando essa experiência gastronômica inesquecível.

Serviço:

A Casa Bambuí está localizada dentro do Parque Bambuí, à Rua Rachid, número 871, no Jardim Toriba, em Campos do Jordão/SP. Funciona diariamente, das 12h às 16h (por ordem de chegada) e feriados com horários especiais para jantares. Ingressos para acesso ao Parque Bambuí e Maria Fumaça são cobrados à parte. Mais Informações pelo telefone (12) 99704-5486 e @casa.bambui (Instagram).

(Fonte: Texteria)