Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Culinarista campineiro Walter Sertori Jr. estreia coluna de gastronomia

Campinas, por Kleber Patricio

image1A partir de hoje, o site passará a publicar receitas e artigos do culinarista e cozinheiro campineiro Walter Sertori Jr., muito conhecido no meio gastronômico de sua cidade pela paixão e altos parâmetros com que exerce a arte culinária. Apaixonado por receitas especiais tradicionais e técnicas inovadoras, como a gastronomia molecular, Walter é especialista em cozinha italiana e mediterrânea e os pratos da Massas Artesanais Sertori (19 99189-5808), sua empresa de catering, são frequentadores assíduos das mesas mais descoladas da metrópole vizinha.

waltersertori

Walter Sertori Jr. em ação. Fotos: divulgação.

O prato de estreia é a Bacalhoada de panela de pedra. Bacalhau é o nome comum de várias espécies de peixes classificadas em vários gêneros, em particular no gênero Ghadus, pertencente à família Gadidas , sendo o dito “original”, ou “verdadeiro”, o bacalhau encontrado no Atlântico chamado Gadus Morhua, uma das cerca de 60 espécies da mesma família de peixes migratórios. O Gadus vive nos mares frios do norte, sendo geralmente de tamanho pequeno, embora alguns exemplares possam chegar a pesar 100 kg e medir pouco menos de dois metros. Alimenta-se de outros peixes menores, como o arenque.

O bacalhau foi introduzido na alimentação inicialmente pelos portugueses, que durante as grandes pescarias já realizavam o processo comum de salga do pescado desde o século XIV, época das grandes navegações.

A receita apresentada por Walter acompanha tradicionalmente sua família há muito tempo. “Espero que gostem; o prazer será todo meu em compartilhá-la com vocês”, acrescenta ele.

Ingredientes:

1 panela de pedra ou 1 caçarola de ferro grande

bacalhau à sua escolha ou gosto, cerca de 1,5 Kg ou 2 Kg, mas sugiro o do Porto tradicional, em peça inteira e cortada em pedaços, descartando o rabo, mas mantendo a espinha dorsal (muito saborosa)

8 tomates vermelhos maduros cortados em rodelas finas

8 cebolas brancas grandes cortadas em rodelas finas

8 batatas grandes sem casca

1 cabeça de alho inteira bem picadinha

1 embalagem inteira de azeite extra virgem

1 maço inteira de cheiro verde bem picadinho

Modo de preparo:

Dessalgar o bacalhau de um dia para o outro, trocando várias vezes a sua água, como de costume (ou comprar o bacalhau já dessalgado de sua preferência). Prepare todos os ingredientes e deixe-os todos separados individualmente para iniciar a montagem da sua bacalhoada na sua panela de pedra ou caçarola.

Regue um pouco de azeite no fundo da panela e comece a montagem das camadas da seguinte maneira: rodelas de tomate – rodelas de batatas sem a casca – salpicar alho – salpicar cheiro verde – pedaços de bacalhau. Continue a sequência até chegar ao topo da panela e finalize com cheiro verde. Despejar gentilmente e de forma homogênea a embalagem toda do azeite extra virgem da marca de sua preferência por toda a panela, de forma a que ele escorra bem por toda a bacalhoada. Leve ao forno alto com a tampa da panela fechada por 1 hora. Destampe a panela e retorne ao forno alto até as batatas do topo ficarem bem douradas (cerca de mais 1 hora mais ou menos – depende do forno). Acompanhe com arroz branco. O prato pode ser servido com ótimos vinhos tintos Malbec, Cabernet ou um excelente vinho branco ou verde.