Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza 6ª Manhã de Lazer em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Deuzeni Ceppolini – SCS|PMI – Arquivo.

Foto: Deuzeni Ceppolini – SCS|PMI – Arquivo.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Indaiatuba, ligado à Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social, realiza dia 22 de outubro, das 8h30 às 11h30, na área da Raia de Remo (Barco), no Parque Ecológico, a 6ª Manhã de Lazer para lembrar sobre a prevenção e também sobre a importância do exame de mamografia para detecção do câncer de mama. O evento conta com atividades de recreação, beleza e de saúde e tem apoio das Secretarias de Esportes, da Saúde, Família e do Bem Estar Social e do Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba (Seprev).

A assistente social e presidente do CMDM, Leila Aparecida Gomes João, ressalta que o Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. “Queremos que toda a população participe e que venham homens e mulheres. A família, de um modo geral, que irá cobrar os exames de prevenção da mãe. Nossa mãe, nossas avós, tias, irmãs, mulheres amigas que fazem parte da nossa vida. Temos que ser solidárias”.

O evento busca conscientizar as mulheres sobre a importância de passar por consulta médica todos os anos para fazer os exames preventivos e o exame de mamografia após os 40 anos. Também haverá aferição de pressão arterial e diabetes, avaliação física, orientação nutricional, maquiagem, reiki e prevenção de doenças, entre outros. Entre as atividades estão o alongamento, aula de zumba, sorteios de brindes, apresentação de dança e momentos de beleza.

Em 2015, Indaiatuba registrou 17 mortes por câncer de mama e duas mortes por câncer de útero e, em 2016, 18 mortes por câncer de mama e dois câncer de útero. Estas mortes são de mulheres da faixa etária de 50 a 59 anos e 60 a 69 anos. As mulheres de Indaiatuba da rede SUS são encaminhadas para tratamento no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp, em Campinas/SP, que é o serviço público de referência para tratamento de câncer.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas sobre o câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do congresso americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos; depois, surgiram outras ações, como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama) e partidas de boliche.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros etc. surgiu posteriormente e não há informação oficial, quanto a como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa nobre. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois é compreendida em qualquer lugar no mundo.

Confira a programação da 4ª Manhã de Lazer:

8h30 – Abertura

8h45 – Apresentação de Dança do grupo Sessenta Mais do Funssol

9h30 – Circuito e Zumba

10h50 – Sorteio de Brindes

11h – Encerramento.