Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Campinas une história e futuro em novo espaço para eventos no Pátio Ferroviário

Campinas, por Kleber Patricio

Prédio do Relógio, antiga oficina de locomotivas de um tempo em que Campinas era a capital nacional do café. Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas.

Marco da requalificação do Centro de Campinas, a restauração do imóvel histórico da Oficina de Locomotivas da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro (Prédio do Relógio) está concluída. O espaço já está sendo ocupado pelo Campinas Decor 2024 e, posteriormente, será usado para ações culturais e de lazer da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e para feiras e eventos corporativos. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, lembra que o local foi mais que uma oficina: era onde se montavam locomotivas usadas nas estradas de ferro de todo o país e um importante marco para o desenvolvimento regional e nacional no século 20.

A Prefeitura de Campinas investiu R$7,74 milhões na revitalização do imóvel, que data de 1903 (ano da entrega), recurso proveniente de mitigação de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) de um projeto da empresa BDI Realty Empreendimento Imobiliário Ltda. Uma parceria da Campinas Decor com a empresa CyberGlass tornou possível a recuperação das estruturas de vidro, importantes na arquitetura do prédio.

A restauração incluiu a reforma da cobertura, que teve as telhas lavadas e as danificadas substituídas; troca do madeiramento; recuperação da caixilharia e instalação de vidros novos, inclusive os da parte central do teto; reforma da estrutura metálica; colocação de novas calhas de águas pluviais e atualização das instalações elétricas.

O diretor da Campinas Decor, Fernando Penteado Filho, agradeceu ao prefeito pelo apoio e às secretarias municipais e aos parceiros envolvidos no projeto de recuperação do prédio. Para ele, o grande desafio foi a “grandiosidade” do espaço e as exigências ao trabalhar num imóvel histórico tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e de cumprir as normas de segurança do Corpo de Bombeiros para o local.

A secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, falou em nome dos representantes da Prefeitura presentes e ressaltou a importância do esforço conjunto para a recuperação do prédio histórico. “Foi o trabalho de uma equipe integrada que tornou possível a entrega deste espaço que Campinas recebe e abraça nesta noite como um grande espaço para os eventos da cidade”, afirmou, agradecendo o trabalho dos servidores municipais e dos parceiros envolvidos.

(Fonte: Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Campinas)