Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Campinas recebe o Lima Restobar, restaurante premiado pelo Guia Michelin

Campinas, por Kleber Patricio

lima_nikit-17Chega na próxima semana ao Cambuí o Lima Restobar, com toda a efervescência dos hermanos sul-americanos para esquentar a noite campineira. Cheia de aromas, cores e sabores fortes, a culinária peruana é cultuada em todo o mundo e foi considerada pelo guia World Travel Awards o melhor destino gastronômico da América Latina por cinco anos consecutivos (de 2012 a 2016). Com pimentas de todos os níveis de ardência, milhos de várias cores e uma variedade de pescados, os pratos atraem turistas interessados tanto em conhecer Lima e Machu Picchu quanto em experimentar o tradicional ceviche. O Peru possui muita riqueza gastronômica e é o único país que considera o ceviche um orgulho nacional, sendo parte do Patrimônio Cultural do país e tendo uma data comemorativa (28 de junho). Assim, Campinas deverá ter a partir do dia 6 de outubro a melhor culinária peruana no Brasil.

13880301_1257405647638057_831825943755738376_n

O chef Marco Espinoza. Foto: Fan page do Taypá Sabores Del Peru.

O diferencial do Lima começa no comando da cozinha, regida pelo chef Marco Espinoza. Com formação pelo Instituto Argentino de Gastronomia – reduto moderno da culinária argentina e dos países latinos – Espinoza começou na embaixada do Peru como auxiliar de cozinha até chegar à tão sonhada posição de chef. Em 2006, abriu seu primeiro restaurante peruano, o Moche, no coração de Buenos Aires e, após poucos meses, figurou entre os quatro melhores restaurantes da capital portenha nos prêmios Gourmet. Em 2010, se destacou por suas assessorias para outros restaurantes argentinos e foi convidado para um festival de cozinha contemporânea em Brasília, quando resolveu ficar em solo brasiliense e iniciar o projeto Taypá Sabores Del Peru. Com toda expertise, os prêmios logo começaram a aparecer. Um ano depois, recebia da Veja Brasília Comer & Beber o título de melhor restaurante de cozinha contemporânea de Brasília. Em 2011, foi eleito o melhor restaurante peruano no Brasil pelo Governo do Peru, com direito a reconhecimento assinado pelo então presidente Ollanta Humala. As premiações não pararam por aí: também foi escolhido em 2014 pelo Trip Advisor como um dos cinco melhores restaurantes brasileiros e, em 2016, ainda pelo Taypá, Marco Espinoza recebeu a premiação de Chef do Ano pelo guia Brasília Show de gastronomia.

Foi em 2013 que o chef começou um novo desafio no Rio de Janeiro, quando abriu o Lima Restobar. No mesmo ano, foi convidado pelo jornal O Globo para ensinar pratos típicos peruanos durante um evento do Circuito Rio Gastronomia, no Jockey Club na Gávea. Em 2015 e em 2016, o Lima Restobar foi recomendado pelo importante Guia Michelin na categoria BIB Gourmand pela boa relação entre custo e benefício. A casa também foi premiada pelo caderno Zona Sul, Rio Show Gastronomia e revista Época com menos de um ano de abertura, grandes conquistas para uma recente casa peruana no Rio de Janeiro. O sucesso foi fundamental para a inauguração de uma nova casa em Porto Alegre, o Muju, no ano passado. Agora, quem tem a honra de receber o restaurante são os campineiros, com a quarta casa do grupo.

“Para nós, Campinas é uma cidade que tem muito potencial, com um público conhecedor da boa gastronomia. Existe uma oferta muito diversa e de alta qualidade, que motiva a chegada de grandes restaurantes na cidade, mas ainda não está muito reconhecida a cozinha peruana”, explica o chef Marco Espinoza.

Serviço:

Lima Restobar

Rua Padre Almeida, 352, Cambuí – Campinas

Horário de funcionamento: terça a quinta-feira das 18h às 23h, sexta-feira das 18h às 24h, sábado das 12h às 15h e das 18h às 24h e aos domingos 12h às 15h

Telefone: (19) 3254-7575

http://www.limarestobar.com.br/.