Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Beleza, sabor e consciência nas mesas do primeiro jantar do Chef Decor Campinas 2017

Campinas, por Kleber Patricio

Roseana Monteiro, Lenine Faria (organizador do Chef Decor) e Elton Casarin. Fotos: divulgação.

O rosa que marca o mês de campanhas para conscientização sobre a saúde feminina foi o tom do menu servido pela arquiteta e designer de interiores Roseana Monteiro nesta segunda (23), no jantar de estreia do Chef Decor Campinas 2017, realizado na Todeschini, uma das lojas anfitriãs do evento.

Juntamente com o sócio, o arquiteto Elton Casarin, que foi seu sous-chef, Roseana concebeu um cardápio sofisticado, aromático e de sabores intensos, inspirado na temática feminina – e forte – do Outubro Rosa. Com frutas e ervas orgânicas colhidas no próprio quintal, ela serviu como entrada Folhas de endívia ao Vinagrete da Chef; como prato principal, Mignon suíno ao molho de jabuticaba com purê Outubro Rosa e, de sobremesa, Verrine de iogurte com crumble e amoras.

Por duas horas, a dupla suou para dar conta da pressão de cozinhar contra o relógio, servindo pratos perfeitos para 15 convidados e o júri, composto de três membros fixos: o chef Emerson Donadon, do Amaô Gasrtonomia, que também é consultor técnico da competição; o designer de interiores, artista plástico, ilustrador e estilista Luís Roberto de Castro Rios, vice-diretor da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) em Campinas e Rosa Jannini, gourmet e organizadora de confrarias gastronômicas locais. A primeira convidada a integrar a banca, que terá outros membros rotativos nas próximas edições, foi a presidente e colunista social da revista Absoluta Betty Abrahão.

O prato principal: Mignon suíno ao molho de jabuticaba com purê Outubro Rosa.

O menu foi harmonizado com vinhos da Adega Abadesco. O primeiro, um chardonnay argentino jovem da Bodega Familia Cassone, Mayor Drummond Chardonnay; para encarar a carne, Esteva, português de uma das vinícolas mais icônicas do Douro, a Casa Ferreirinha. “É um vinho saboroso e fresco, com notas florais, que foi indicado por Robert Parker pela boa relação entre qualidade e preço”, comenta Valéria Castro, uma das proprietárias da Abadesco. A sobremesa foi escoltada pelo Porto Burmester Ruby, “jovem, robusto, de grande vivacidade e persistência”, observa.

O próximo

A segunda candidata a cozinhar na competição será a arquiteta Letícia Telles, que vai preparar e servir um jantar na Ornare Campinas no próximo dia 30. Letícia sempre gostou de cozinhar e tem várias memórias afetivas da avó a alimentar essa paixão. “Lembro que ela me contava que durante a guerra, na Itália, não havia carne, quando muito um pedaço de linguiça. A mãe então cozinhava o fubá e picava aquela linguiça em pedacinhos, jogava no meio da polenta e as crianças iam comendo para encontrar”.

O evento

O Chef Decor vai selecionar, em cinco jantares, exclusivos para convidados e promovidos até o final de novembro, os três melhores cozinheiros entre arquitetos e decoradores de Campinas. Os candidatos foram indicados por seus próprios pares de profissão, em uma pesquisa informal que envolveu cerca de 100 pessoas, realizada por Lenine Faria, publicitário da Prosa Branding Agency, agência que idealizou e organiza a competição.

A sobremesa: Verrine de iogurte com crumble de amoras.

A final do Chef Decor, para anúncio do grande vencedor, será no dia 27 de novembro. O primeiro colocado vai levar troféu criado pelo designer André Dias Barreto, além de panelas Le Creuset e um curso no Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia (IFBG). O segundo colocado leva um curso no IFBG e um acessório Le Creuset e o terceiro, quarto e quinto colocados ganham workshops no IFBG.

Calendário das provas:

23/10 – Roseana Monteiro na Todeschini

30/10 – Letícia Telles na Ornare

7/11 – Fernando Consoni na Romanzza

13/11 – Michel Lebedka na Lovato Marcenaria

21/11 – Marcos Xavier na Elettromec

27/11 – Final (anúncio dos vencedores).