Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Bazar Casa 73: peças artísticas e de design autoral, música, recreação e comida de boteco em Joaquim Egídio

Campinas, por Kleber Patricio

Alguns itens à venda no bazar – expositor: Carro de Boi. Fotos: divulgação.

O dia 19 de novembro será um domingo cheio de boas surpresas para quem pretende comprar objetos diferentes e presentear pessoas especiais neste fim de ano. O Bazar Casa 73 vai trazer cerca de 30 expositores, não somente de Campinas, mas da capital paulista e de outras cidades da região, para vender peças únicas, cuidadosamente escolhidas, com pegada artística e comprovadamente autorais. Papelaria, vestuário, itens de decoração, acessórios e muito mais opções serão comercializados em estandes despojados, espalhados pelos 800 metros quadrados dos jardins sombreados por frondosas árvores de um casarão no centrinho de Joaquim Egídio, o Espaço Sesmaria do Laranjal (primeiro nome do Distrito).

O evento também vai oferecer diversão e gostosuras aos visitantes. As mesinhas e banquetas de caixotes que são a “identidade” do Bar do Marcelino (que fica do outro lado da rua), estarão lá, assim como o chope Baden Baden e os famosos petiscos de boteco há sete anos premiados pela revista Veja Comer e Beber Campinas. Água fresca de graça, inclusive para os pets (com “open bar” em vasilhas para eles), recreação gratuita e com monitores para as crianças e MPB ao vivo com o cantor Fabinho Azevedo são outras atrações.

Criando Arte.

“Nossa curadoria teve como critério selecionar trabalhos autorais de qualidade; a produção artística, manual e de design que tem uma pesquisa por trás”, explica a arquiteta Camila Peixoto de Almeida, que promove o evento em sociedade com as irmãs, a empresária Carolina Peixoto de Almeida e a consultora de imagem Lucila Peixoto de Almeida Pissolato. Criadas desde bebês em Joaquim Egídio, após morarem em São Paulo estão de volta com a proposta de movimentar os distritos com um espaço multiuso, a Casa 73, que será inaugurada ainda esse mês em Sousas (confira abaixo).

Com o Bazar Casa 73, o trio pretende ainda reforçar o conceito de “comprar de quem faz”. “É uma noção de consumo diferente, que visa incentivar o pequeno, com uma história que valoriza a produção criativa, o reuso de materiais. É perfeito para os presentes de fim de ano, pois são peças únicas, especiais”, define Carolina.

A entrada é gratuita, mas os visitantes são convidados a levar alimentos não perecíveis, que serão doados pela organização do Bazar ao Centro Comunitário Irmão André (Cecoia), de Sousas.

Expositores

A lista de expositores é rica em variedade para todos os gostos e bolsos: os preços começam em R$5 e vão até R$1,2 mil. Entre as peças à venda estarão luminárias de papel pintadas a mão, óculos com armação em madeira, semijoias com flores desidratadas, velas com impressão digital, tapetes e jogos americanos de tear manual, objetos de decoração natalina, chaveiros em tecido, pequenos móveis de design em madeira, camisetas estampadas com carimbos e muito mais. Algumas das marcas de artesãos e designers são:

Gabriela Rossi.

Assim se cria: ilustrações digitais em papelaria, tecido, velas e outros objetos, pela arquiteta Állisson Opitz.

Gabriela Rossi Studio: luminárias artesanais produzidas com papel de fibra vegetal, madeira de demolição e ferro.

Sunset Wood: óculos de sol e para lentes graduadas com armação em madeira, pelo designer Natan Rodrigues Ferraz de Campos.

Nat Joias: Joias exclusivas em ouro e prata, com gemas preciosas e temas da natureza, assinadas pelas designers Chana Rosemberg e Mina Warschavchik Hugerth, com forte influência Art Noveau e Art Deco.

Lavi Design: mobiliário e objetos em madeira e ferro do estúdio criado em 2015 pelo arquiteto brasileiro Frederico Campos e o mexicano Jorge Lavie. Peças que fundem a estética minimalista a memórias culturais distintas, com execução manual e experimentação de materiais triviais.

Alê Feola Handmade: peças decorativas em crochê com fios de malha (originários de reciclagem têxtil) feitas a mão e com visual clean e moderno pela ex-publicitária da área de Criação.

Nat Joias.

Criando arte: costura criativa por Carmen Lúcia Longo, com peças úteis para o dia-a-dia, como bolsas e lancheiras térmicas, almofada de cinema, nécessaires e chaveiros bordados.

Carro de Boi Produtos Artesanais: as designers Gema Cristina Galgani Moucdcy e Ana Lúcia Galgani trabalham a identidade cultural de vários estados brasileiros, retratando arquitetura, costumes, fauna e flora em peças decorativas e utilitárias em madeira, cerâmica, tecido e na estamparia manual com carimbos em camisetas 100% algodão.

Bella Flora: flores desidratadas envolvidas em resina dão origem a semijoias folheadas a ouro e níquel, com verniz. Design de Andrea Stopa Ramos.

LaMad: peças customizadas em madeira (inclusive pallets), ferro, fusing, crochê e porcelana, com temática natalina, pelos artesãos Arlete Luthold, Jaquilina de Oliveira Carvalho e Luiz Augusto Carvalho.

Ferroarts Tecelagem Manual: tapetes, passadeiras, mantas e jogos americanos desenvolvidos pelo artesão Claudio Roberto Miguel.

Reiko Artes: arranjos com flores permanentes, topiarias, quadros e peças decorativas, por Reiko Ito Namba.

A Casa 73

A Casa 73, que será inaugurada ainda em novembro em Sousas (Rua Siqueira Campos, número 73, próximo à Igreja de Sant’Ana), será um espaço multiuso com comércio e serviços ao público. O empreendimento também é uma sociedade das três irmãs. Segundo a empresária Carolina Peixoto de Almeida, o local contará com um café, a loja GodBless, de roupas e acessórios pela consultora de imagem Lucila Peixoto de Almeida e salas para cursos livres de arte e design ministrados pela arquiteta Camila Peixoto de Almeida (que também abrirá por lá o escritório de sua empresa, CPA Arquitetura, Design e Construção). “A casa, que era subutilizada, foi reformada e logo vamos abri-la para oferecer esse espaço de uso variado e compartilhado”, afirma Carolina.

Serviço:

Bazar Casa 73

Data: 19/11

Horário: das 11h às 18h

Local: Espaço Sesmaria do Laranjal (Rua Valentim dos Santos Carvalho, 37, Joaquim Egídio, Campinas)

Formas de pagamento: cartões de crédito, débito e dinheiro (o Bar do Marcelino só aceita cartões de débito). Cheques a critério de cada expositor.

No Facebook: www.facebook.com/acasa73

No Instagram: @a_casa_73.