Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Alimentação vegana fora de casa

Nutrição, por Kleber Patricio

Divulgação.

Mais do que opção nutricional, ser vegano é um estilo de vida adotado cada vez mais por pessoas do mundo todo, inclusive os brasileiros e um dos principais obstáculos de quem escolhe este caminho é comer fora de casa. A falta de opção no cardápio dos restaurantes ainda é um ponto chave que faz um vegano optar por levar de casa sua refeição. A boa notícia é que é possível, sim, ter uma refeição saudável com seus amigos em restaurantes comuns.

A nutricionista Vanessa Caluete, da LC Restaurantes, destaca que, como qualquer outra opção de alimentação, a preocupação com o valor nutricional da refeição é a mesma para um vegano – no prato tem que ter legumes, verduras e frutas, alimentos fontes de carboidratos, gorduras saudáveis e proteínas. O que muda será a fonte proteica. “Para pessoas veganas, o consumo de proteína é por fonte vegetal; ou seja, alimentos verde-escuro (brócolis, couve), feijão, lentilha, ervilha, grão de bico ou até mesmo proteína de soja. Atualmente, segundo estudos, não há problemas nesta opção alimentar. Acaba sendo uma opção mais saudável e consciente”, acrescenta. Na hora das escolhas do self service, a dica é fazer um prato bem variado e colorido: arroz integral, leguminosas, verduras cruas e cozidas, fugindo das preparações fritas e gordurosas. Desta forma já terá um bom prato.

De acordo com Vanessa, o que pode acontecer com alguns veganos é a deficiência de vitamina B12, fonte exclusiva da proteína animal. Neste caso, a orientação é fazer reposição através de suplementação, consultando sempre um nutricionista.