Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Alimentação equilibrada desde a pré-folia é fundamental no Carnaval

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Sucos detox são ótimos aliados, mas não substituem uma refeição, alerta a nutricionista. Crédito da foto: Ricardo Assumpção.

Sucos detox são ótimos aliados, mas não substituem uma refeição, alerta a nutricionista. Crédito da foto: Ricardo Assumpção.

Uma das épocas mais esperadas do ano está chegando. Curtir os blocos de rua, desfilar na avenida ou correr atrás do trio elétrico pode ser uma delícia, mas a correria da organização e da festança de Carnaval pode trazer problemas e a brincadeira pode acabar ao descuidar da alimentação.

É normal querer aproveitar a folia com o corpo com ‘tudo no lugar’. A nutricionista clínica Camila Buitoni explica que, no verão, o inchaço é comum por conta da retenção de líquidos. “Para tentar diminuir o inchaço, é importante beber muita água e reduzir o consumo de sódio, diminuindo o sal e temperos prontos”, diz.

Uma boa opção é a dieta low-carb, método que não tem restrição de calorias, proteínas e gorduras; porém, diminui drasticamente o consumo de carboidratos. “Seu maior diferencial é comer bem e se sentir satisfeito por mais tempo, o que deve ajudar no emagrecimento”, conta a nutricionista, que ressalta que o mais importante é manter, desde sempre, uma alimentação saudável e equilibrada. “Até mesmo para não enlouquecer à procura de dietas anormais nos dias que antecedem a festa e também não precisar se preocupar com mal estar durante a folia”.

O feriado prolongado finalmente chegou, o corpo está ótimo, mas mesmo assim a alimentação saudável deve continuar no cardápio. “Antes de ir para a festa, tome um café da manhã reforçado, com bastantes frutas, sucos e cereais. Não fique sem comer por muito tempo e, se for se alimentar na rua, prefira lanches mais leves, pois alimentos pesados podem dar preguiça e sono, acabando com a energia que o Carnaval precisa”, explica a nutricionista.

O exagero nas bebidas alcoólicas durante a festa também pode ser um problema, já que estas são diuréticas e desidratam o organismo. “É muito importante beber mais de dois litros de água por dia, além de intercalar sucos e água a cada copo alcoólico. Se você for para a folia todos os dias, evite o consumo para não sobrecarregar o fígado”, alerta.

Após o fim da badalação, é hora de tirar as toxinas do organismo. Camila explica que os sucos detox são os melhores aliados. “Alimentos frescos como couve e brócolis são uma boa pedida para os sucos, que ajudam a hidratar o corpo e de quebra fornecem mais energia para voltar à rotina. Mas é importante ressaltar que estes sucos não substituem refeições, pois são complementos alimentares”.

O consumo de vegetais cozidos também é indicado neste período. “O cozimento destes alimentos devem ser al dente, para não perder seus nutrientes. Além disso, é imprescindível comer frutas como a melancia, que tem muita água e ajuda na hidratação”, comenta a nutricionista.

Ela lembra ainda que a alimentação saudável e equilibrada deve ser um hábito, pois conta com vitaminas e nutrientes que são necessários para o organismo. “Seja no Carnaval ou em qualquer época do ano, o ideal sempre é consultar um nutricionista, que fará um plano alimentar de acordo com seus hábitos e especificações”, finaliza a profissional.

Camila Buitoni é nutricionista clínica e proprietária da empresa Buitoni Life, especializada em refeições saudáveis que são entregues em casas e empresas. Mais informações pelo telefone (19) 98918-3715 ou pela página do Facebook www.facebook.com/buitonilife.