Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Zuza Homem de Mello apresenta “Amores e Desamores no Samba-Canção” na Casa do Saber

São Paulo, por Kleber Patricio

Divulgação.

O jornalista, produtor e crítico musical Zuza Homem de Mello apresenta na Casa do Saber (Rua Doutor Mario Ferraz, 414 – Jd. Paulistano), em São Paulo, o curso Amores e Desamores no Samba-Canção. O curso terá início amanhã, 25/04 – serão quatro encontros, às terças-feiras, das 20 às 22 horas.

Neste curso, Zuza faz uma prévia exclusiva de seu livro Copacabana, a ser lançado em 2017. Cultuado nas boates de Copacabana entre 1948 e 1957, o samba-canção marcou sua hegemonia na música romântica explorando ao máximo as relações amorosas, as interpretações intimistas e a dança de corpos colados. Aos poucos foi tomando conta das boates e programas de rádio nas vozes de Dick Farney, Nora Ney, Lucio Alves, Dalva de Oliveira, Nelson Gonçalves, Linda Batista, Elizeth Cardoso, Doris Monteiro, Angela Maria e Os Cariocas, entre outros que projetaram o gênero através do disco. Entre os respeitáveis compositores de samba-canção – Noel Rosa, Ary Barroso, Herivelto Martins e Dorival Caymmi –, merecem destaque em duas aulas Dolores Duran e Lupicínio Rodrigues. O roteiro termina na apresentação do samba-canção como porta de entrada da bossa nova por meio da obra de José Maria de Abreu, Garoto, Tito Madi, Luiz Bonfá e Tom Jobim. Todos os encontros contam com lindas e raras gravações escolhidas a dedo, em meio à nostalgia combinada com emoções em penca. Suspiros garantidos.

Zuza Homem de Mello

Musicólogo, jornalista e produtor musical. Há mais de 50 anos dedica-se ao garimpo e à divulgação da música popular brasileira e do jazz. É autor dos livros A Era dos Festivais (Editora 34, 2003), João Gilberto (Publifolha, 2001), Música nas Veias (Editora 34, 2007), Eis aqui os Bossa Nova (Editora Martins Fontes, 2008) e Música com Z (Editora 34, 2014).

Regras de inscrições

As inscrições são feitas pelo telefone (11) 3707-8900, pessoalmente na unidade da Casa do Saber ou através do site. São necessárias as seguintes informações para o procedimento: nome, endereço completo, e-mail, CPF e telefone de contato.

A inscrição tem validade de dois dias úteis; caso não seja confirmada com o pagamento da matrícula no curso, é cancelada automaticamente (uma vez cancelada a reserva e caso ainda haja vaga no curso, é possível a inscrição mediante o pagamento da matrícula no ato). A Casa do Saber não permite matrículas para encontros avulsos ou a participação de acompanhantes como ouvintes, em hipótese alguma.

Para esclarecer dúvidas ou enviar sugestões, escreva para info@casadosaber.com.br ou ligue (11) 3707-8900.