Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Workshop gratuito “Voz – um instrumento do ator/cantor” acontece dias 4 e 5 em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

A Secretaria de Cultura de Indaiatuba promove nos dias 4 e 5 de novembro o workshop gratuito Voz – Um Instrumento do Ator/Cantor, com o professor Edmo Guimarães. Três outros cursos serão oferecidos durante o mês. As aulas integram a Mostra de Artes Cênicas, realizada pelo terceiro ano consecutivo, que apresentará durante este mês 15 peças com entrada franca. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail cultura@indaiatuba.sp.gov.br com as seguintes informações: nome do workshop, nome completo do aluno, data de nascimento/idade, endereço completo, e-mail, CPF e, caso participe de algum grupo artístico, colocar o nome. No dia do workshop, todos os inscritos deverão se apresentar munidos do documento de identidade com foto. Confira a programação:

4 e 5 de novembro

Voz – Um Instrumento do Ator/Cantor com o Prof. Edmo Guimarães

Idade: a partir de 16 anos

Horário: das 10h às 13h – pausa para almoço – das 14h às 18h

A oficina propõe ampliar a compreensão do trabalho vocal relacionado à atuação prática do ator/cantor. A abordagem contará com elementos ligados à saúde e à produção vocal, trazendo a voz por meio de sensações corporais e a expressão vocal como um ato reflexo da intenção interior. Canto e voz falada serão subsidiados com técnicas para adequação a diferentes situações e concepções artísticas. O workshop é voltado para atores/cantores e interessados em conhecer os procedimentos de utilização da voz profissional/artística.

Edmo Guimarães – Professor de canto e preparador vocal no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí/SP, atuando nas áreas de Artes Cênicas, MPB & Jazz e Canto Coral. É Especialista em Voz pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo/SP, no curso de Fonoaudiologia. Desde 1989 se dedica ao estudo e à pesquisa da voz, tendo como fontes iniciais as Técnicas de Alexander e os exercícios tradicionais de postura e respiração do Canto Lírico. É triatleta e realizou, por meio desse esporte, uma experiência única acerca do mecanismo corporal e respiratório durante atividade física intensa, o que resultou na elaboração de exercícios corporais/vocais específicos, visando à adequação respiratória e manutenção da voz profissional/artística. Em São Paulo, foi professor de voz na Escola de Atores Wolf Maya e no CEM – Centro Experimental de Música – SESC Consolação. Atualmente se especializa em Voz para Teatro Musical no Studio Marconi Araújo, em São Paulo, onde também faz parte da grade de professores capacitados em Belting Contemporâneo.

18 e 19 de novembro

A Poesia do Ator (teórico – prática) com Os Geraldos

Idade: a partir de 16 anos

Horário: das 9h às 13h – pausa para almoço – das 14h às 18h

O intuito da oficina, de conteúdo teórico-prático, é investigar alguns princípios da formação e do ofício do ator a partir de um cruzamento com tópicos da filosofia clássica. Da anatomia e cinesiologia do caminhar até as propriedades da imaginação e intuição, pretende-se experimentar o cruzamento entre pensamento e ação, numa perspectiva de continuidade e integração entre formação e ofício do ator.

25 e 26 de novembro

Direção e Dramaturgia – Princípios do encenar com Os Geraldos

Idade: a partir de 16 anos

Horário: das 9h às 13h – pausa para almoço – das 14h às 18h

Nesta oficina, serão trabalhadas as noções gerais de direção e dramaturgia e apresentadas referências da evolução no tempo desses dois pilares da criação cênica. A partir desse estudo teórico-prático, será feita uma análise dos procedimentos de construções espetaculares ao longo da história do teatro, procurando compreender possíveis diálogos entre a busca pela linguagem da encenação e as diferentes formas de abordagem da dramaturgia.

27 de novembro a 3 de dezembro

O Palhaço Aprendiz: Uma Investigação da comicidade e o Objeto com Rodrigo Costa (Palhaço Bonanza)

Idade: mínima 15 anos

Horário: das 18h30 às 23h

Uma Investigação da Comicidade e o Objeto irá apresentar aos participantes a máscara do palhaço buscando trabalhar seu potencial criativo. O trabalho inclui exercícios que visam despertar a presença, expressividade e comicidade do palhaço. Por meio de uma proposta prática, os participantes irão investigar sua comicidade pessoal e a criação do palhaço a partir do trabalho com o objeto. Serão abordados exercícios técnicos do trabalho do ator e princípios elementares do teatro como o jogo e a improvisação. Voltado para aqueles que buscam uma experiência pelo o viés da comicidade, a oficina possibilita um ambiente de descobertas do universo criativo do palhaço.

Rodrigo Costa é ator, palhaço, professor de teatro e bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina em 2009. Como palhaço, vem apresentando, desde 2009, o espetáculo Seu Bonanza, passando por festivais e mostras de teatro e circo. Atualmente integra como ator a Nossa Trupe Teatral e vem dando continuidade à sua pesquisa sobre na linguagem do palhaço, estudando o processo de formação do palhaço contemporâneo.