Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Várias formas de amor na programação do 12º Feverestival

Campinas, por Kleber Patricio

Imagem do espetáculo ‘Muito barulho por quase nada’, em cartaz no dia 13. Foto: Rafael Telles.

Com uma vasta programação inspirada no tema Amor como (re)existência, o 12º Festival Internacional de Teatro de Campinas (Feverestival) movimenta a cidade com múltiplas linguagens artísticas – teatro, dança, circo, fotografia e música – de 13 a 27 de fevereiro. Durante 15 dias, o público poderá conferir mais de 60 atividades, entre espetáculos, intervenções, oficinas e bate-papos.  A programação é composta por atividades gratuitas e com ingressos a preços populares (R$10,00 e R$20,00), facilitando o acesso a bens culturais e ocupando diversos pontos da cidade, como Teatro Castro Mendes, SESC Campinas, CIS Guanabara, Estação Cultura, Pedreira do Chapadão e terminais de ônibus, entre outros.

“Nesta edição, fomos desafiados a reunir propostas que evidenciassem o amor como forma de existência e resistência. Assim, optamos por trabalhos onde o amor se traduzisse em maneiras originais de povoar a cena, as ruas, de reunir os corpos e as ideias”, afirmam os curadores Eduardo Okamoto, Patrícia Ceschi e Vicente Júnior, lembrando que, dentre tantas propostas expressivas de todo o Brasil, alguns pontos se destacaram: a grande diversidade, quantidade e qualidade de trabalhos para palco; a variedade de expressões teatrais para a rua e a perspectiva de encontro entre diferentes abordagens oriundas de diversas regiões brasileiras.

O público poderá conferir espetáculos de São Paulo, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará.

Para o Núcleo Feverestival, formado por Cynthia Margareth, Cristiane Taguchi e Mariella Siqueira, a temática surge urgente na sociedade contemporânea. “Os discursos de ódio, de intolerância e de cegueira raivosa parecem contaminar os nossos dias; em resposta, evocamos o amor – entre amantes, entre gerações; o amor pela arte, pela casa, pelo ofício. O amor distante, ausente, proibido. Apaixonadas pela potência da arte, caminhamos (re)existindo”.

E por falar em amor, embora a programação tenha início no dia 13 (sábado), no dia 12 (sexta-feira), às 12 h, será realizada a ação poética chamada Invasão Urbana – Cortejando Campinas como um convite para que todos acompanhem a programação. Os locais dessa intervenção serão divulgados pela página do Feverestival no Facebook.

No dia 13, para a abertura, o Feverestival recebe o grupo Clowns de Shakespeare, de Natal (RN). Com quase 25 anos de carreira e reconhecimento internacional, o elenco traz o espetáculo Muito barulho por quase nada, no Teatro Castro Mendes.

Duas estreias internacionais marcam a maratona artística: o Teatro de Los Andes, da Bolívia, com o espetáculo Mar, no dia 27, no Teatro Castro Mendes e o italiano La Fabrica del Gesti com Arrivi e Partenze, na Praça do Coco, no dia 18.

Outro destaque é a presença do premiado ator Gero Camilo, no dia 16, no Teatro Castro Mendes, com Aldeotas, ao lado de Victor Mendes.

Esta edição traz, ainda, uma programação infantil com a Mostrinha no SESC Campinas, o Cabaré Família (que reúne gerações de artistas); o espetáculo multimídia #Mergulho, para crianças de um a seis anos.

Numa parceria inédita, o Feverestival recebe curtas-metragens da Mostra Curta Audiovisual, no SESC Campinas, para enriquecer a programação e promover o intercâmbio entre estas linguagens artísticas.

Dentro das atividades formativas, o Feverestival traz as oficinas: Introdução ao Teatro de Objetos, com Sandra Vargas (Grupo Sobrevento – São Paulo/SP);  Arrivi Partenze – A dança e música tradicional do Salento para o trabalho ator/bailarino, com Stefania Mariano e Claudio Prima, da La Fabbrica Dei Gesti; A Importância da construção da personagem no texto teatral, com Caio Andrade (Lorena/SP); Improvisação, Criação e imagens e sua utilização na elaboração da encenação segundo a metodologia do teatro de Los Andes, com  Alice Guimaraes e Gonzalo Callejas (Bolivia) e colaboração de Lucas Achirico.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.feverestival.com.br

Para unir arte e gastronomia, o Feverestival promove, a cada noite, um ponto de encontro com shows musicais, exibição de filme, exposição fotográfica, saraus, cabarés e rodas de conversa.

A programação de rua, em caso de chuva, será transferida em locais já terminados (veja a programação completa no link http://www.feverestival.com.br/#!programacao/bine5).

O 12º Feverestival conta com parcerias da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas, SESC Campinas, CDC, Preac, CIS Guanabara – Unicamp, Bons Ventos Coworking e Mostra Curta Audiovisual, Secretaria de Turismo, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Sindicato Químicos Unificados, Subsede CUT Campinas, Sindicato da Construção Civil, Sindicato dos Petroleiros, Sindicato dos Bancários Campinas e Sindicato dos Eletricitários (Sinergia).

 

12º Feverestival em números

29 espetáculos

4 oficinas de formação

6 eventos especiais

7 espetáculos de rua

11 espetáculos adultos

4 espetáculos infantis

Mais de 2h30 de exibição de curtas-metragens (parceria com a Mostra Curta Audiovisual).