Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Universo musical de Egberto Gismonti é tema de palestra do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

São Paulo, por Kleber Patricio

Imagem: Paulo Rapport Popo.

As criações musicais de Egberto Gismonti (multi-instrumentista e compositor) são de dimensões universais. Profícuo criador e produtor, Egberto tem uma discografia extensa, uma produção vasta que engloba trilhas para cinema, dança e teatro. Considerado um dos principais nomes da música brasileira. Na palestra ‘Universo musical de Egberto Gismonti’, o músico Daniel Murray apresenta particularidades e discute aspectos das adaptações para o violão solo. Em 2019, o violonista lançou um álbum com 13 faixas – todas composições de Egberto. O bate-papo no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc acontece dia 9 de maio, quinta-feira, às 19h. Gratuito, com inscrições a partir de 25 de abril, vagas são limitadas.

O violonista Daniel Murray se dedicou a criar arranjos para composições do Egberto e, com o violão de 6 cordas e o violão de 11 cordas (também usado pelo compositor), o violonista mergulhou no universo de melodias, harmonias e polirritmias complexas. Fruto deste mergulho é o álbum ‘Universo Musical de Egberto Gismonti’, com produção do Egberto, lançado pelo selo Carmo do artista. São 13 faixas que percorrem uma carreira de quase seis décadas, músicas como ‘Palhaço’, ‘Forrobodó’ e ‘Maracatu’ são interpretadas por Murray. As músicas e alguns trechos são executados e comentados com a plateia durante a atividade no CPF.

Daniel Murray é bacharel em violão pela FASM e mestre em música pela Unicamp. Professor na EMM Escola Municipal de Música de São Paulo. Estabeleceu ao longo dos anos parcerias com importante músicos como Egberto Gismonti, Doron Salomon, Paulo Bellinati, Paulo Porto Alegre, Michala Petri, Marilyn Masur, Marco Pereira e Jamil Maluf, além da cantora e compositora Mirella Celeri, entre outros, tendo gravado mais de 15 álbuns. Daniel foi solista da OER e Israel Chamber Orquestra, entre outras orquestras no Brasil e no exterior. Atualmente é doutorando pela USP, onde desenvolve pesquisa em torno de repertório autoral e propostas de ensino ligadas ao violão, orientado por Edelton Gloeden.

O Centro de Pesquisa e Formação – CPF é um espaço do Sesc-SP que articula produção, formação e difusão de conhecimentos, por meio de cursos, palestras, encontros, estudos, pesquisas e publicações nas áreas de educação, cultura e artes.

Serviço:

Palestra Universo musical de Egberto Gismonti, com Daniel Murray

Dia 9 de maio – quinta-feira, das 19h às 21h

Inscrições: sescsp.org.br/cpf

Vagas: 40

Grátis

A partir de 16 anos

Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar

Horário: de terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, das 10 às 18h30

Telefone: (11) 3254-5600

Transporte gratuito para os participantes das atividades, do CPF Sesc à estação metrô Trianon-Masp, de terça a sexta às 21h40, 21h55 e 22h05.

(Fonte: Assessoria de Imprensa CPF)