Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Um dos ícones de sua geração, Miguel Proença se apresenta em Campinas na próxima 6ª

Campinas, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Dudu Leal.

Crédito das fotos: Dudu Leal.

Em sua oitava edição, o projeto Piano Brasil, uma das principais iniciativas da música erudita brasileira, traz a Campinas o importante pianista Miguel Proença, integrante do Wall of Fame da Steinway & Sons de Hamburgo (Alemanha), onde figura ao lado dos maiores pianistas de todos os tempos. O recital acontece no dia 7 de outubro, sexta-feira, às 20h, no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp, com entrada gratuita. No repertório, obras de Johannes Brahms, Heitor Villa-Lobos, Claude Debussy e Frederic Chopin. Além da apresentação, Miguel Proença participa de mais duas atividades: realiza ensaio aberto ao público, na quinta-feira (6), às 14h, no Conservatório Carlos Gomes e masterclass voltada aos estudantes e professores de música no mesmo dia 6, às 16h, no Instituto de Artes.

A ideia do Piano Brasil é aliar o ensino da música à democratização do acesso à cultura. O projeto, que já esteve em 150 cidades, cumpre, neste ano, temporada em São Paulo – com esta passagem por Campinas –, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Piauí e Sergipe.

O pianista

Um dos mais destacados pianistas brasileiros, Miguel Proença é um artista de renome internacional eloquentemente saudado pelo público e crítica nos seus mais de 50 anos de carreira. Natural de Quaraí/RS e radicado no Rio de Janeiro, Proença já atuou em diversos estados brasileiros e países como solista e camerista, além de participar do júri de diversos concursos internacionais de piano. Possui extensa discografia, que reúne mais de 20 gravações. Executou a parte para piano da trilha sonora do filme Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão, de Zelito Viana.

miguelDoutor em Música pela Escola Superior de Música de Hannover, fez parte do corpo docente do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Recebeu, em 1991, a Comenda da Ordem do Rio Branco por suas atividades no cenário musical brasileiro. Em 1989 e 1999, foi escolhido Associação dos Críticos de Arte de São Paulo como Melhor Pianista do Ano. Em abril de 2005 lançou a coletânea Piano Brasileiro pela gravadora Biscoito Fino, inaugurando o Selo Biscoito Clássico, considerada pela Unesco “Patrimônio da Música Brasileira”.

Em 2006, ao lado da atriz e cantora Bibi Ferreira, lançou o disco Tango, pelo Selo Biscoito Fino – escolhido como “Melhor Disco de Língua Estrangeira”, no Prêmio TIM de Música Brasileira.

Em 2008, paralelamente ao projeto Piano Brasil, realizou a turnê internacional Piano Brazil in the World, iniciada com uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova York, além da participação em Festivais na Itália, França, Espanha, Macedônia. Em 2009, a aclamada turnê percorreu também a Europa, onde o pianista ministrou masterclasses.

Em 2012, o artista lançou o CD triplo Pianíssimo, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, reunindo as principais gravações de seu vasto repertório internacional. Em 2014, Miguel Proença é convidado pela Faculdade de Música do Espírito Santo para ser diretor artístico e orientador do Núcleo de Excelência Pianística.

Esta oitava edição do Projeto Piano Brasil tem ajuda da lei de incentivo à cultura e vem se consolidado como uma das principais iniciativas para difundir a música erudita brasileira dos últimos anos.

Programa

J. Brahms

3 Intermezzi op. 119

Adágio

Andantino un poco agitato

Grazioso e giocoso

Rapsódia op. 11

H. Villa-Lobos

Saudades das Selvas Brasileiras I e II

Valsa da Dor

C. Debussy

La Soirée dans Grenade

L’Isle Joyeuse

F. Chopin

Noturno op. 48 nº 2

Sonata op. 58 nº 3

Serviço:

Projeto Piano Brasil com Miguel Proença

Ensaio aberto: 6/10, às 14h – Conservatório Carlos Gomes (Rua José Freitas Amorim, 155 – Jardim Santa Cândida, Campinas) – Telefone: (19) 3253-0375

Masterclass: 06/10, às 16h, no Instituto de Artes da Unicamp (Rua Elis Regina, 50 – Cidade Universitária – Campinas)

Recital: 07/10, às 20h, no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp (Rua Elis Regina, 50 – Cidade Universitária)

Link para vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Gv9YaxkRhVQ.