Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Trio Macaxeira realiza temporada do show “Sentimentos” em Campinas

Campinas, por Kleber Patricio

Fotos: Chun Fotografia.

O projeto “Sentimentos’’ tem como base de repertório as composições autorais do álbum homônimo gravado no ano passado pelo Trio Macaxeira sob a direção musical do renomado baterista Edu Ribeiro, com carreira dedicada ao avanço da música instrumental brasileira. Campinas é território de profunda ligação com o grupo que nasceu na cidade e hoje se destaca na cena da música instrumental brasileira.

O projeto também realizará um concerto didático: “Música Instrumental Brasileira: um retrospecto das principais formações e gêneros musicais contemporâneos” na Escola Estadual Culto à Ciência. A atividade tem como foco a formação cultural de estudantes do ensino fundamental e médio e é aberta ao púbico em geral. De um lado, irá tratar da música instrumental brasileira ao longo do século XX e suas principais formações e características musicais e, de outro, traz um repertório ligado às tradições da música instrumental, representado pelas composições autorais do Trio Macaxeira.

A atividade mostra na prática alguns dos elementos musicais característicos que serão demonstrados a partir das composições autorais do grupo e que permeiam diferentes gêneros musicais brasileiros como o samba, o baião, o samba-canção e o frevo.

Sobre o Trio Macaxeira

É um trio de música instrumental formado em Campinas composto por Eduardo Pereira (bandolim de 10 cordas), Maurício Guil (violão de 7 cordas) e Fernando Junqueira (bateria). A formação instrumental não usual do trio é resultante de uma mistura de elementos que dialogam com tradições heterogêneas da música instrumental.

O bandolim e o violão de 7 cordas são instrumentos ligados ao choro, enquanto a bateria é um instrumento que surgiu inicialmente no contexto da criação do jazz nos Estados Unidos. A música do Trio Macaxeira carrega então esta característica híbrida, que transita entre a fundação da música brasileira e suas influências externas mais contemporâneas.

Temporada em Campinas

A temporada em Campinas tem como objetivo difundir a música autoral e instrumental aos arredores da cidade democratizando mais o acesso e o fomento à formação de público para este tipo de atividade cultural.

O projeto tem como um de seus nortes a compreensão de que, além da dificuldade do acesso à música instrumental de modo geral, existem duas carências enfrentadas pelos músicos e estudantes de música no Brasil e no interior do estado de São Paulo: o acesso à educação musical em si e às informações relativas ao processo de profissionalização do músico.

Durante o ano de 2022 “Sentimentos” circulou por 5 cidades do interior de São Paulo: Itapira, Indaiatuba, Socorro, São José dos Campos e Campinas. Em cada uma das cidades foi realizado um show com o repertório do disco e ministrado um workshop de prática de conjunto com foco em ritmos brasileiros. Em Campinas, a atividade ocorreu no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo e um workshop foi realizado na Universidade Estadual de Campinas.

Apesar das atividades terem angariado um bom público para uma apresentação de música instrumental, a presença do público nos espaços em que são oferecidos os eventos culturais está diretamente relacionada ao lugar onde as pessoas moram e vivem seu cotidiano. A partir desse ponto de vista, o projeto buscou olhar à cidade de Campinas e dividiu a cidade em seis regiões, visando à descentralização e a democratização do acesso à cultura.

O projeto incentiva ainda contribuições voluntárias de alimentos em cada uma das apresentações. Os alimentos arrecadados serão doados ao Banco Municipal de Alimentos de Campinas.

Serviço:

Show “Sentimentos” com o Trio Macaxeira – Temporada Campinas

Datas e locais:

Dia 20/9, quarta-feira – CEU Mestre Alceu – Florence, às 19h

Dia 27/9, quarta-feira – Casa de Cultura Parque Itajaí, às 15h

Ingressos gratuitos: no local

Redes Sociais: @grupotriomacaxeira

Observação: Arrecadação voluntária de 1kg de alimento não perecível na entrada de cada show.

(Fonte: Confraria da Informação)