Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Três peças encerram Mostra de Artes Cênicas de Indaiatuba este fim de semana

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Eliandro Figueira.

A 3ª Mostra de Artes Cênicas de Indaiatuba apresenta três peças teatrais no sábado (25) e domingo (26). Todos os espetáculos são gratuitos. A mostra, produzida pela Secretaria de Cultura, começou no dia 3 e segue até 26 de novembro.

As 15 apresentações serão alocadas na Sala Acrísio de Camargo (Ciaei), no Novo Centro Cultural Morada do Sol (Piano), em ruas ou praças do município. As apresentações são de grupos estudantis e de rua sediados em Indaiatuba, selecionados e/ou convidados, nos seguintes formatos: Mostra Estudantil; Mostra de Grupos de Indaiatuba e Mostra de Espetáculos adultos e para crianças (veja programação abaixo).

Ainda há vagas para os workshops gratuitos que fazem parte do projeto. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail cultura@indaiatuba.sp.gov.br com as seguintes informações: nome do workshop, nome completo do aluno, data de nascimento/idade, endereço completo, e-mail, CPF e, se participa de algum grupo artístico, colocar o nome. No dia do workshop todos os inscritos deverão se apresentar munidos do documento de identidade com foto. Programação

25 e 26 de novembro

Workshop Direção e Dramaturgia- Princípios do encenar com os Geraldos

Idade: a partir de 16 anos

Horário: das 9h às 13h – pausa para almoço – das14h às 18h

Nesta oficina, serão trabalhadas as noções gerais de direção e dramaturgia e apresentadas referências da evolução no tempo desses dois pilares da criação cênica. A partir desse estudo teórico-prático, será feita uma análise dos procedimentos de construções espetaculares ao longo da história do teatro, procurando compreender possíveis diálogos entre a busca pela linguagem da encenação e as diferentes formas de abordagem da dramaturgia.

Dia 25: Delírio

Grupo Em Conflito

Direção: Lukas Menddes

Autor: Victor Braz

Horário: 20h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Classificação etária: 14 anos

Uma loucura na praça mostra as confusões na vida de João Carrapato, um falso mendigo que no decorrer da trama desperta o preconceito social da parte de todos os outros personagens. No final da peça, revela-se que João Carrapato é considerado o terceiro homem mais rico do planeta.

Dia 26: A Bruxinha que Era Boa

Grupo de Teatro da Secretaria de Cultura

Direção: Gerê Canova

Autor: Maria Clara Machado

Horário: 16h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Classificação etária: Livre

A peça conta a história da bruxinha Ângela, uma bruxinha diferente que estuda na Escola de Maldades da Floresta: ela sempre se atrapalha ao tentar fazer maldades, ao contrário de suas colegas da escola. Todas querem ganhar a fabulosa vassourinha a jato, prêmio para a bruxa mais malvada.

Dia 26: O Elixir

Cia. Divas e Primos

Direção: Henrique Steve

Autor: Henrique Steve

Horário: 19h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Classificação etária: 12 anos

A comédia, escrita e dirigida por Henrique Steve, gira em torno das trapaças criadas pela personagem Dadá excêntrica e trambiqueira, que deseja ganhar dinheiro fácil com a fórmula de um elixir fajuto de uma cigana que promete mudar a personalidade das pessoas.

27 de novembro a 3 de dezembro

Workshop O Palhaço Aprendiz: Uma Investigação da Comicidade e o Objeto com Rodrigo Costa (Palhaço Bonanza)

Idade: mínimo 15 anos

Horário: das 18h30 às 23h

Uma Investigação da Comicidade e o Objeto irá apresentar aos participantes a máscara do palhaço buscando trabalhar seu potencial criativo. O trabalho inclui exercícios que visam despertar a presença, expressividade e comicidade do palhaço. Por meio de uma proposta prática, os participantes irão investigar sua comicidade pessoal e a criação do palhaço a partir do trabalho com o objeto. Serão abordados exercícios técnicos do trabalho do ator e princípios elementares do teatro, como o jogo e a improvisação. Voltado para aqueles que buscam uma experiência pelo o viés da comicidade, a oficina possibilita um ambiente de descobertas do universo criativo do palhaço.

Rodrigo Costa é ator, palhaço e professor de teatro e bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina em 2009. Como palhaço, vem apresentando, desde 2009, o espetáculo Seu Bonanza, passando por festivais e mostras de teatro e circo. Atualmente integra como ator a Nossa Trupe Teatral e vem dando continuidade à sua pesquisa sobre na linguagem do palhaço, estudando o processo de formação do palhaço contemporâneo.