Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Theatro Municipal do Rio de Janeiro oferece masterclass gratuita com o tenor Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

O tenor e diretor artístico do TMRJ, Eric Herrero. Foto: Daniel A. Rodrigues.

Diretor artístico do Theatro Municipal, o tenor Eric Herrero vai ministrar uma masterclass gratuita para tenores no Rio de Janeiro. Com experiência internacional, Herrero vai abordar o repertório operístico dedicado ao registro de tenor. Com o patrocínio Ouro Petrobras, serão selecionados quatro tenores com idades entre 18 e 40 anos. As inscrições estão abertas até 7 de junho e podem ser feitas pelo e-mail master.tmrj@gmail.com enviando os seguintes dados: nome, data de nascimento, bio resumida, dois links para gravações, duas árias em PDF a serem apresentadas na masterclass que acontecerá no dia 14 de junho, entre 14h e 18h e contará com a participação do público.

Sobre Eric Herrero

O tenor Eric Herrero, atual diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, é natural de São Paulo. Iniciou seus estudos musicais no Conservatório Musical Debussy. Foi aluno de Antônio Garófalo e da Maestrina Vânia Pajares até passar a se aprimorar com o soprano húngaro Sylvia Sass.

Desde 2009, vem ao Rio de Janeiro para se apresentar em grandes óperas, mas chegou definitivamente à cidade maravilhosa, em 2017. Casado com o soprano Flávia Fernandes, integrante do Coro do Municipal, é pai de Rodrigo, de três anos.

Herrero também foi sempre uma voz importante para a cultura nacional – é conselheiro estadual de Política Cultural do Rio de Janeiro, recebeu os títulos de Cidadão Honorário da Câmara de Vereadores da capital e, recentemente, o título de Embaixador do Turismo do Rio de Janeiro e acaba de ser eleito vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Culturais do Rio de Janeiro. Vencedor do VII Concurso Brasileiro Maria Callas, Eric Herrero canta com regularidade nas principais salas de espetáculo do país. Dentre os mais de quarenta personagens em sua carreira, vale destacar Roberto (“Le Villi” – G. Puccini) no Theatro Municipal de São Paulo, Cavaradossi (“Tosca” – G. Puccini) e Don José (“Carmen” – G. Bizet) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Andrea Chénier no Palácio das Artes de Belo Horizonte, Boris (“Katia Kabanová” – L. Janáček) e Maurizio di Sassonia (“Adriana Lecouvreur” – F. Cilea) no Theatro São Pedro de São Paulo, e Lisandro (“A Midsummer Night’s Dream” – B.Britten) junto a OSB Ópera & Repertório. Na América do Sul, interpretou Princ na estreia argentina de “Rusalka” (A. Dvořák), junto a Buenos Aires Lírica. Sua estreia no Teatro Solís de Montevidéu se deu como Bacchus “(Ariadne auf Naxos” – R. Strauss) e no Chile, na Gala Lírica do Festival Internacional de Ópera Laguna Mágica. Foi um dos cantores convidados pelo Theatro Municipal de São Paulo para a celebração dos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Participou da estreia europeia de “Pedro Malazarte” (Camargo Guarnieri) no Feldkirch Music Festival/ Áustria. De seu repertório sinfônico, destacam-se “Die erste Walpurgisnacht”, “Elias” e “Lobgesang” de F. Mendelssohn, “Nona Sinfonia” e “Missa Solemnis” de Beethoven, “Messa da Requiem” de Verdi, “Tedeum de Bruckner, Maria Zeller Mess” de Joseph Haydn, “Theresienmesse” de Michel Haydn, “El pesebre” de Pablo Casals. O tenor possui também importantes estreias nacionais em seu curriculum, dentre elas,” Florencia en el Amazonas” de Daniel Catán, “Ça Ira” de Roger Waters e “Poranduba” de Villani-Côrtes, no Festival Amazonas de Ópera, “Le Rosignol” de I. Stravinsky no Theatro Municipal de São Paulo, “Jenufa” (versão Brno.) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e “Katia Kabanová” no Theatro São Pedro/SP. Interpretou ainda o papel-título de “Les Contes d’Hoffmann” (J. Offenbach), no TMRJ.

Serviço:

Masterclass gratuita com o tenor Eric Herrero

Data: 14 de junho – quarta-feira

Horário: 14h às 18h

Local: Sala Mário Tavares

Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16 – Centro – Anexo do Theatro

Entrada franca

Classificação: Livre

A abertura da Sala Mário Tavares inicia às 13h30 e a entrada do público será por ordem de chegada.

(Fonte: Claudia Tisato Assessoria de Imprensa)