Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Teatro Nósmesmos realiza 13ª Mostra de Teatro em dezembro

Itu, por Kleber Patricio

Dezembro é o mês de descobrir e redescobrir novos artistas na 13ª Mostra de Teatro do Teatro Nósmesmos, em Itu. Alunos de das turmas infantil, adolescente, adulto e adulto avançado irão apresentar espetáculos de diversos autores e gêneros como finalização do curso de teatro de 2017. Os valores dos ingressos são acessíveis a todo público e as apresentações acontecem sempre às 20h.

Com início na sexta-feira, dia 8, às 20h, o primeiro espetáculo apresentado será a obra Perdoa-me por me Traíres, do autor Nelson Rodrigues, que será apresentada pelos alunos da Turma Avançada. A peça conta a história de Glorinha, uma adolescente órfã que é reprimida pelo casal de tios com quem vive e por isso procura a ajuda da cafetina Madame Luba. O tio Raul, discordando dessa situação escolhida pela jovem, decide então revelar segredos sobre a sua origem. Com direção de Juliano Mazurchi.

No sábado, dia 9 às 20h, é a vez da Turma Infantil I subir no palco com a peça O Patinho Preto, do autor Walter Quaglia. A peça conta é um conto moçambicano em que o autor retrata as diferentes espécies de patos, fazendo uma comparação com o problema racial que existe na nossa atualidade. Com direção de Agda Christie.

No domingo, dia 10 às 20h, a peça Galileu, Galilei, de Bertolt Brecht, será encenada pelos alunos da turma Adolescente II. O texto coloca em xeque a figura de Galileu e realiza um embate entre o papel social de cada um e o conforto individual. O texto de Brecht humaniza a figura do cientista e questiona o “herói” e o significado social dele. Com direção de Elis Braz.

Iniciando a segunda-feira, dia 11 às 20h, a peça Pavão Misterioso, do autor José Camelo de Melo, será apresentada pelos alunos da Turma Infantil III. O cordel é um clássico da literatura brasileira, sendo reeditada inúmeras vezes, além de inspirar peças de teatro, canção, novela de televisão e filme de animação. Com direção de Elis Braz.

Na terça-feira, dia 12 às 20h, quem toma conta do teatro são os alunos da Turma de Improviso com Jogos de Improvisação. O espetáculo terá uma interação com a plateia, com os convidados tendo que desvendar um mistério que acontecerá na frente dos seus olhos, tudo com muita improvisação. Depois, equipes terão que desvendar o mistério em uma espécie de “Detetive” entrevistando os atores envolvidos na trama. Com direção de Christian Hilário.

Na quarta, dia 13 às 20h, os alunos da Turma Adulto I apresentarão o espetáculo Viúva, Porém Honesta, de Nelson Rodrigues. A peça adere ao espírito “faz de conta” da farsa; não tem grandes preocupações com o realismo e os personagens chegam a fazer alguns comentários técnicos, lembrando sempre ao espectador que o que ele está vendo é apenas uma “mentira”. O autor propõe, assim, uma nova maneira de se brincar com o tempo numa peça cheia de voltas ao passado. Com direção de Juliano Mazurchi.

Já na quinta, dia 14 às 20h, os alunos da Turma Adulto II, apresentarão o clássico do autor Henrik Ibsen, Casa de Bonecas. A peça é uma obra dramática escrita em três atos em que o autor levou a realidade ao teatro, mostrando o cotidiano de uma família burguesa da época. A estreia dessa peça gerou muita polêmica; o autor foi bastante corajoso e transgressor, levando em conta a época em que foi escrita a obra. Com direção de Elis Braz.

No sábado, dia 16 às 20h, a Turma Infantil II apresentará o espetáculo O Príncipe Canário, do autor Ítalo Calvino. Com direção de Agda Christie.

E, para finalizar, no domingo, dia 17 às 20h, a Turma Adolescente I apresentará o espetáculo O Bem-Amado, de Dias Gomes. A obra foi a primeira produção da teledramaturgia brasileira a ser gravada em cores. Adaptada de sua própria peça teatral, intitulada Odorico, o Bem-Amado ou Os Mistérios do Amor e da Morte, de 1962, ela foi exibida pela Rede Globo de 24 de janeiro a 9 de outubro de 1973, sob a direção de Régis Cardoso e a coordenação de Daniel Filho. Com direção de Christian Hilário.

Os ingressos dos espetáculos custam R$10,00 e podem ser comprados na bilheteria do teatro.

Programação

Perdoa-me por me traíres

Data: 8 de dezembro (sexta-feira)

Horário: 20h00

O Patinho Preto

Data: 9 de dezembro (sábado)

Horário: 20h00

Galileu, Galilei

Data: dia 10 de dezembro (domingo)

Horário: 20h00

Pavão Misterioso

Data: 11 de dezembro (segunda-feira)

Horário: 20h00

Jogos de Improvisação

Data: 12 de dezembro (terça-feira)

Horário: 20h00

Viúva, porém honesta

Data: 13 de dezembro (quarta-feira)

Horário: 20h00

Casa de Bonecas

Data: 14 de dezembro (quinta-feira)

Horário: 20h00

O príncipe canário

Data: 16 de dezembro (sabado)

Horário: 20h00

O Bem Amado

Data: 17 de dezembro (domingo)

Horário: 20h00

Ponto de venda de ingressos: Teatro Nósmesmos (Unicenter).

Serviço:

Teatro Nósmesmos

Endereço: Avenida Prudente de Moraes, 210 – Sala 304 – Vila Nova – Itu/SP

Contato: (11) 4024-0852.