Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Teatro Municipal de Paulínia recebe peça ‘O Alienista’ na quarta-feira (2)

Paulínia, por Kleber Patricio

Divulgação.

No dia 2 de agosto, Paulínia receberá a adaptação teatral da obra O Alienista, de Machado de Assis. As apresentações acontecem às 10h, 14h e 16h, no Teatro Municipal e, após cada uma, haverá também uma oficina de literatura para os presentes. A entrada é gratuita.

Essas apresentações fazem parte do projeto Inversão: do Teatro à Literatura, que busca proporcionar ao público infantil e juvenil uma experiência diferente para o aprendizado da literatura e da encenação, onde primeiro é feita a apresentação teatral, para depois ser feito o texto, buscando o caminho inverso do que é habitual.

O Alienista é uma célebre obra literária humorística, publicada em 1882, que nos apresenta o personagem Dr. Simão Bacamarte, um médico com uma respeitosa carreira no exterior. Após um casamento que não gerou frutos, o doutor resolve se dedicar à psiquiatria e se aprofunda em um estudo pouco explorado na época, a loucura. Assim, cria a Casa Verde, um manicômio que será o centro da história.

Após a apresentação, o público presente vai participar de uma oficina de literatura, onde poderão colocar em prática diversos conhecimentos sobre o estilo literário abordado e transformar em texto o que foi apresentado na peça.

O projeto Inversão: do Teatro à Literatura é uma produção da 3S Projetos, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do ProAC, com apoio da Secretaria de Cultura de Paulínia. O projeto também tem o patrocínio da Reckitt Benckiser, empresa global líder em bens de consumo de saúde e higiene que comercializa no Brasil diversas marcas em várias categorias, entre elas, Veja, SBP e Vanish.

Serviço:

A peça O Alienista acontece na quarta-feira, 2 de agosto, às 10h, 14h e 16h, no Teatro Municipal de Paulínia (Av. Pref. José Lozano Araújo, 1551, Parque Brasil 500). A entrada é gratuita, mas serão arrecadados alimentos não perecíveis e livros em bom estado, que serão doados para instituições carentes da cidade.