Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Sinfônica de Campinas realizará concerto gratuito em Vinhedo no dia 9 de março

Vinhedo, por Kleber Patricio

A pianista e regente Priscila Bomfim. Foto: Ana Clara Miranda.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta um concerto na Igreja Matriz de Sant’Ana, em Vinhedo. A apresentação será no sábado, 9 de março, às 19h30, com a regência da maestrina Priscila Bomfim e da solista Camila Provenzale. A entrada é franca.

Esse concerto também celebrará os 110 anos da Paróquia Sant’ana e os 75 anos de emancipação do município de Vinhedo. O programa contém as obras “Les nuits d’été op.7”, de Hector Berlioz, para solista e Orquestra, e a Sinfonia nr.29 em Lá Maior, K.201, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Priscila Bomfim

Além de seu reconhecido trabalho como pianista, Priscila tem desenvolvido ampla e crescente carreira como regente, realizando concertos com as principais orquestras sinfônicas do país, como a Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB (RJ), Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Ospa (RS), Orquestra do Theatro São Pedro (SP), Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (SP) e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde trabalha há longos anos em suas produções de ópera. É regente da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, orquestra formada por alunas da rede pública do Rio de Janeiro e foi a primeira mulher a reger uma ópera na temporada oficial do Theatro Municipal do RJ.

Tem no currículo a direção musical e regência das óperas Eugene Onegin (Tchaikovsky), Cendrillon (Pauline Viardot), Orphèe (Philip Glass), Larilá (arrigo Barnabé), Dadá (Armando Lôbo), Protocolares (Mário Ferraro), Armida Abbandonata e Serse (Handel), Arianna a Naxos (Haydn), El barberillo de lavapiés (Barbieri), La Belle Hélène e Os Contos de Hoffmann (Offenbach), além das obras Pierrot Lunaire (Schoenberg) e Le Vin Herbé (Frank Martin).

Priscila nasceu em Portugal, onde iniciou seus estudos musicais, e é Mestre em piano pela UFRJ com um relevante trabalho de leitura à primeira vista ao piano.

Camila Provenzale

Ítalo-brasileira, nascida em São Paulo e residente em Zurique, Camila tem cantado com grandes orquestras e em importantes salas de concertos e casas de ópera pelo mundo. Foi laureada em vários concursos; dentre eles, o Concurso Internacional de Canto Neue Stimmen na Alemanha, o Concurso Maria Callas no Brasil e o Concurso Paris Opera no Théatre des Champs-Elysées. Cantou com a Orquestra Sinfônica de Viena sob regência de Paolo Carignani no Festival de Ópera de Bregenz e fez seu debut na França em 2017 como Condessa de Almaviva (As Bodas de Fígaro) na ópera de Toulon, mesmo ano em que cantou as Bachianas Brasileiras nº 5 de Villa-Lobos no Teatro Real de Madrid.

Em 2018 e 2019, foi regularmente convidada a cantar com Plácido Domingo em concertos em Ljubliana, Strasbourg, Valencia, Boston e Aarhus. Desde então, Camila interpretou vários papéis como Donna Anna (Don Giovanni) no Théâtre des Champs-Elysées, Paris; Hanna Glawari (Die Lustige Witwe) no Theatro Municipal de São Paulo; Mariana Alcoforado na estreia mundial da Ópera Monodrama Cartas Portuguesas de João Guilherme Ripper com a Osesp na Sala São Paulo; Fiordiligi (Cosí fan tutte) no Garsington Opera Festival em Londres; Pamina (A Flauta Mágica) no Teatro Solís de Montevideo e Palácio das Artes em Belo Horizonte; Bachianas n. 5 (Villa Lobos) com o K Ensemble em Dubai para a Cartier Foundation entre outros. Foi aclamada pela crítica internacional por suas performances como Micaela (Carmen, Bizet) com a Opera North Company na Inglaterra. É reconhecida por sua musicalidade singular também no repertório sinfônico, tendo cantado todas as sinfonias de Mahler, Carmina Burana e muitas obras de Beethoven, Mozart, Villa-Lobos bem como compositores contemporâneos como Edino Krieger, João Guilherme Ripper, entre outros.

Em 2022 e 2023, em celebração aos 200 anos da independência do Brasil, se apresentou com o projeto Villa-Lobos Amazon Forest Suíte em vários países com a Ópera de Rouen, Santa Cecília Orchestra, Philharmonie de Paris, Barbican-British Symphony Orchestra, e com a OSESP no Carnegie Hall.

As próximas performances incluem concertos com as orquestras de Luxemburgo, Frankfurt e Barcelona. Também em 2024, Camila canta Micaëla/Camen no Theatro Municipal de São Paulo e fará suas estreias como Cio-Cio-San em Madame Butterfly, de Puccini, e como solista na obra Vier Letzte Lieder, de Strauss.

Serviço:

Concerto da OSMC em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, aos 110 anos da Paróquia Sant’Ana e aos 75 anos de emancipação do município de Vinhedo

Dia: 9/3/2024 (sábado) – Hora: 19h30

Local: Igreja Matriz de Sant’Ana – Praça de Santana, Centro, Vinhedo (SP)

Entrada gratuita.

(Fonte: Prefeitura de Campinas)