Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Sinfônica da Unicamp apresenta 5ª Sinfonia de Beethoven no auditório da FCM

Campinas, por Kleber Patricio

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza mais um concerto da temporada oficial de 2023 nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, às 19h30, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM). A entrada é gratuita e por ordem de chegada. O concerto, dirigido pelo maestro Knut Andreas, apresenta dois gigantes da música orquestral: Beethoven, com a famosa 5ª sinfonia, e Mozart, com o Concerto para Clarinete em A maior, que contará com a participação do solista Eduardo Freitas.

Considerado o primeiro concerto escrito para clarinete por um grande compositor, o “Concerto em lá maior KV 622”, de Mozart, foi, na verdade, escrito para o corno de bassetto; porém, sua interpretação é raramente executada no instrumento original. A obra, estreada sete semanas antes da morte do compositor, no Teatro de Praga em 16 de outubro de 1791, se tornou parte fundamental do repertório dos clarinetistas.

Já a “Sinfonia n. 5 em dó menor, op. 67”, de L. van Beethoven, com suas famosas notas repetidas no início, lhe renderam uma grande popularidade.  A ‘sinfonia do destino’, como também é conhecida, é talvez a obra mais conhecida do repertório sinfônico. A “Quinta de Beethoven” é um marco na história da música e na produção do compositor por exibir o refinamento formal do estilo clássico e o drama e intensidade do romantismo alemão.

Ao lado dessas duas obras populares do repertório clássico, o “Ponteio” de Gilberto Mendes (Santos, 1922–2016) se destaca por ser a primeira obra sinfônica do compositor. Escrita em 1955, esta peça exibe a leveza e aconchego do estilo nacionalista brasileiro, em oposição às conhecidas obras de estilo experimental de Gilberto.

Serviço:

Orquestra Sinfônica da Unicamp

Concerto Oficial – temporada 2023

Dia 17 de agosto às 19h30 no Auditório da Faculdade de ciências médicas (FCM) – R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Unicamp, Campinas (SP)

Entrada gratuita e por ordem de chegada.

(Fonte: Ciddic/Unicamp)