Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Show em homenagem a Chiquinha Gonzaga estará em Americana na terça-feira (17)

Americana, por Kleber Patricio

Imagem da apresentação do grupo em Votorantim. Foto: Divulgação.

Nesta terça-feira (17), Americana recebe uma homenagem especial à compositora Chiquinha Gonzaga, em uma apresentação da percussionista Adriana Laranjeira e grupo musical. O show acontece no Centro de Cultura e Lazer (CCL), às 19h30. Essa apresentação faz parte do projeto Chiquinha Gonzaga e tem entrada gratuita e livre para todos os públicos.

Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, foi a maior personalidade feminina da história da Música Popular Brasileira. Compositora, instrumentista e regente, Chiquinha promoveu a nacionalização musical, ajudou a introduzir a MPB nos grandes salões do século 19 e fundou a primeira sociedade protetora dos direitos autorais, além de ser a primeira pianista de choro e autora da primeira marcha carnavalesca brasileira, a canção Ó Abre Alas. Através de sua trajetória de vida, lutas e superações, a musicista teve um papel importantíssimo na luta pela igualdade de direitos no Brasil, contribuindo para o reconhecimento do talento e valorização do papel da mulher. Dessa maneira, o projeto busca apresentar a obra desta grande personalidade de maneira diferente da convencional, resgatando as melodias dessa época, onde houve grande ascensão da mulher na sociedade e no âmbito musical nacional.

O intuito do projeto Chiquinha Gonzaga é possibilitar aos públicos das cidades do interior de São Paulo o acesso gratuito aos bens culturais, valorizando sua produção e o entendimento de sua significância para as produções contemporâneas. O projeto é destinado ao público sem restrições, uma vez que os ritmos apresentados – do tango brasileiro, polca, modinha valsa, mazurca e schottisch – proporcionam momentos agradáveis de encontro do homem e da arte.

Chiquinha Gonzaga. Foto: Wikipedia.

O show será apresentado por Adriana Laranjeira e um grupo musical constituído predominantemente por mulheres, que levarão o público em uma viagem interessante e inusitada pelo universo sonoro da musicista, que vai de 1877 a meados de 1930. O grupo é composto pelos instrumentos oboé, clarinete, fagote, violão e percussão, tocados com destreza e sofisticação pelas instrumentistas.

A apresentação é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo a partir de recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Prefeitura de Americana e produção da 3S Projetos. O patrocínio é da Grace Brasil.

Serviço – O show em homenagem a Chiquinha Gonzaga acontece na terça-feira (17), às 19h30, no Centro de Cultura e Lazer (Av. Brasil Sul, 1293, Parque Residencial Nardini, Americana). A entrada é gratuita.