Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Semana Literária reúne oficinas e espetáculos musicais e teatrais gratuitos em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Grupo Estrada apresenta “Tú País, Está Feliz?” no dia 29. Foto: divulgação.

Entre os dias 22 a 29 acontece a Semana Literária, com promoção da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com sarau, feira de troca de livros e diversas atividades voltadas à literatura como oficinas, espetáculos musicais, teatrais e filmes. O evento, que integra a programação do Outubro Literário, é gratuito e conta ainda com duas sessões especiais no Topázio Cinemas, com a troca de ingressos por livros que serão doados à Biblioteca Municipal, localizada na Casa da Memória ‘José Luiz Sigrist’.

O objetivo da Semana Literária é fomentar e difundir o segmento literário, estimulando ainda a formação de público em Indaiatuba e região. “Teremos diversas atividades dentro do Outubro Literário, em uma programação que conta ainda com o 18º Prêmio Literário Acrísio de Camargo – Nova Geração e o Encontro de Escritores de Indaiatuba”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho.

Para as duas sessões da Semana Literária no Topázio Cinemas, os ingressos devem ser trocados por um livro (com exceção de pedagógicos ou de religião e espiritualidade) a partir do dia 20, das 15h30 às 21h, nas bilheterias do multiplex no Shopping Jaraguá Indaiatuba.

Confira a programação:

22 de outubro, às 9h

Oficina Infantil de Marcadores de Página em EVA

Oficina Juvenil e Adulta de Marcadores Poéticos

Local: Biblioteca Municipal

A oficina infantil de confecção de marcadores em EVA, que será ministrada por Analma Moura para crianças e jovens entre 4 e 13 anos de idade, visa desenvolver a criatividade e o lado lúdico dos participantes através da criação de marcadores de páginas personalizados nos mais variados temas e cores, respeitando a individualidade e personalidade de cada um. Serão disponibilizadas duas turmas com dez vagas cada, das 10h às 11h e das 11h15 às 12h15.

A oficina de Marcadores Poéticos será ministrada por Beth Ziani para pessoas a partir de 14 anos de idade e busca estimular a escuta de textos em prosa e poesia para a criação de representações em imagens bordadas. A proposta fundamental é possibilitar a experiência de bordar como forma de expressão, integrando literatura e bordado. Serão disponibilizadas até 20 vagas e a oficina acontecerá das 9h às 12h.

Para as duas oficinas, as inscrições já podem ser feitas presencialmente na Biblioteca Municipal ou pelo telefone (19) 3834-6319.

22 de outubro, às 15h

Pontos MIS com “Viva: A Vida é uma Festa” (EUA, 2017)

Local: Tulha do Casarão Pau Preto

Classificação indicativa: Livre

Em “Viva – A Vida é uma Festa”, Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

Os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência. O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando à formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

22 de outubro, às 20h

Sarau Todas Palavras + Poetas do SLAM

Local: Casarão Pau Preto

Classificação indicativa: 10 anos

O Sarau Todas Palavras é um evento cultural onde as pessoas se encontram para se expressar ou manifestar artisticamente. A palavra tem origem no termo latino serus (relativo ao entardecer) porque acontecia, em geral, no fim do dia. Muito comuns no século XIX, os saraus vêm sendo resgatados como forma de fortalecer a identidade da comunidade, promover a integração de forma descontraída, despertar a sensibilidade das pessoas e estimular o gosto pela literatura e outras vertentes artísticas.

O Sarau contará com a participação especial de um grupo de poetas comandado por Vini Almeida com uma demonstração do Slam, batalha de rimas poéticas originária da cultura hip hop nos anos 80 e trazida ao Brasil em 2008 por Roberta Estrela D’Alva. As inscrições para o Sarau acontecem através de formulário eletrônico em https://forms.gle/Y4GHVW9C6X5yFpBK6.

23 de outubro, às 10h

Jardim das Letras, com Antonio da Cunha Penna e professores e alunos do Núcleo Musical Nabor Pires Camargo

Local: Casarão Pau Preto

Classificação indicativa: Livre 

O projeto Jardim das Letras busca, através de um ambiente descontraído, convidar escritores locais ou artistas convidados para contarem causos da cidade ou para realizarem leituras de trechos de suas obras ou de grandes obras da literatura nacional e mundial intercalados com apresentações musicais.

Quem abre o projeto é Antonio da Cunha Penna, fotógrafo e escritor com dois livros publicados sobre o cotidiano de Indaiatuba, narrando causos da cidade com a participação da Roda de Choro formada pelos professores e alunos do Núcleo Nabor Pires Camargo, que executam canções de Nabor e de grandes nomes do gênero como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo, entre outros.

23 de outubro, às 17h

Mostra de Artes Cênicas: “Como uma Metáfora”, do Coletivo Fleuma

Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

Classificação indicativa: 12 anos

“Como uma Metáfora” explora algumas das cenas mais absurdas e metafóricas do livro “On”, de Marcus Mazieri. Coloca em cena figuras excêntricas cujos diálogos transitam entre a procura de um consenso improvável sobre um assunto, o iminente fim do mundo, o silêncio necessário para o sono de um bebê, as raízes do abacate e a vida das abelhas.

Entre desentendimentos e incompreensões, as personagens se revelam caricaturas deste início de século XXI. Elas – que não revelam serem a mesma ou uma infinidade de pessoas – expõem as consequências trágicas e cômicas de uma sociedade hiperativa, hiperconectada e hiperansiosa.

A peça conta com direção de Fabio Pimenta, que também atua ao lado de Marcus Mazierie, responsável pelo texto e dramaturgia. Luz, som, câmera e projeção são de Kimberly Christie e Filipe França, que também comanda a cenografia. A sonoplastia é de Diego Angelini e Victor Simões Lobato.

24 de outubro, às 19h30

Um Lugar Bem Longe Daqui

Local: Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá

Classificação indicativa: 14 anos

Trailer do filme: https://youtu.be/QDg59F6cYSw.

Baseado no romance de Delia Owens “Um Lugar Bem Longe Daqui” acompanha duas linhas temporais: a primeira sobre as aventuras da jovem Kya (Daisy Edgar-Jones) enquanto vive isolada em uma pequena cidade da Carolina do Norte. E a segunda, sobre a investigação de um assassinato de uma celebridade local na cidade fictícia de Barkley Cove. Com direção de Olivia Newman, conta ainda com Taylor John Smith, Harris Dickinson, Michael Hyatt, David Strathairn e Garret Dillahunt no elenco.

24, 25 e 27 de outubro, das 19h às 21h

Oficina de Roteiro “Minha História Dá um Filme”, com Ana Squilante

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Em três encontros, os participantes serão desafiados a criar o argumento para um curta-metragem. Para tanto, serão oferecidos estímulos criativos e teoria. A ideia é descolonizar o olhar sobre personagens femininas e levá-los a outro lugar fora da estereotipização, além de trabalhar histórias dos inscritos, sejam pessoais ou de mulheres de seu círculo familiar ou de amigos. A oficina conta com apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo).

As inscrições para a oficina acontecem através de formulário eletrônico em https://forms.gle/7cbWBRPEb3RvjfVu9.

25 e 27 de outubro, das 19h às 21h

Oficina de Mangá com Léo Tatarana

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Classificação indicativa: 14 anos

A oficina terá como objetivo a apresentação da cultura HQ através do Mangá, com o desenvolvimento de exercícios de melhoria do traço, comportamento, postura, movimento e narrativa, criação de personagens, rosto, corpo, expressões e proporção. Serão disponibilizadas 20 vagas.

As inscrições para a oficina acontecerão através de formulário eletrônico em https://forms.gle/mS41E6emi8BiUdrW7.

26 de outubro, às 19h30

“Não Se Preocupe, Querida”

Local: Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá

Classificação indicativa: 16 anos

Trailer do filme: https://youtu.be/l0ae8gNI9u4.

Alice (Florence Pugh) e Jack Chambers (Harry Stiles) têm a sorte de viver na comunidade planejada de Victory, cidade experimental que abriga os trabalhadores do ultrassecreto Projeto Victory e suas famílias. O otimismo social da década de 1950, defendido pelo CEO da empresa, Frank (Chris Pine) – um visionário coach tanto da vida corporativa como pessoal – fundamenta todos os aspectos da vida em Victory, uma utopia no deserto.

Mas quando rachaduras nessa vida idílica começam a aparecer, expondo flashes de algo muito mais sinistro à espreita, sob uma fachada sedutora, Alice não pode se furtar de questionar o que exatamente é feito no Projeto Victory e por quê. Mas quanto ela está disposta a perder para expor o que realmente acontece naquele paraíso? Com direção de Olivia Wilde.

27 de outubro, às 19h30

Pontos MIS: “Grandes Olhos” (EUA, 2014), de Tim Burton

Local: Casarão Pau Preto

Classificação indicativa: 14 anos

Filme retrata a história da pintora Margaret Keane (Amy Adams), de grande sucesso nos anos 50, que precisou provar a autoria de suas obras, já que seu marido Walter (Christoph Waltz) se dizia o verdadeiro autor das pinturas, querendo se apropriar do sucesso e talento da artista. Após a exibição, acontece debate com mediação do projeto Leia Mulheres. Os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.

28 de outubro, às 19h30

Mostra de Artes Cênicas: “Romeu e Julieta”, do Grupo Anankê

Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

Classificação indicativa: Livre

Romeu Montecchio e Julieta Capuleto são jovens perdidamente apaixonados, mas que não podem usufruir desse amor em virtude da enorme rivalidade das suas famílias. Rivais, eles começam a viver um intenso amor proibido. “Romeu e Julieta”, o espetáculo que tem como tema a peça de William Shakespeare, não foi adaptado, mas é uma criação autônoma feita sobre a narrativa do autor inglês, cuja estrutura poética se apoia nos tipos populares, nos maravilhosos personagens grotescos que perambulam pelo mundo, de cidade em cidade, desde a Idade Média até os tempos atuais. Uma homenagem à perseverança e a superação de barreiras impostas ao artista, seja no passado, seja no presente, e certamente continuará a ser no futuro.

Baseado na obra homônima de William Shakespeare, a peça tem texto de Wagner Cintra, direção de Marli Lopes, orientação artística de Lucas Gonzaga e preparação vocal e musical de Olivia Gênesi. O cenário é de Chicó Ferreira, figurino de Lucas Gonzaga e operação de sonoplastia e luz de Clélio Santos. O elenco conta com André Almeida, Gisele Campos, Flávio Cardoso, Marli Lopes, Chicó Ferreira, Leonardo Kayan e Gabriel Kitzmann.

29 de outubro, às 9h

Encontro de Escritores + Feira de Troca de Livros

Local: Casarão Pau Preto

Classificação indicativa: Livre

A tradicional Feira de Troca de Livros da Biblioteca Municipal ocorrerá no Casarão Pau Preto e, para participar, basta levar um livro (exceto didático e apostilas) e trocar por outro.

Esse dia também contará com o Encontro de Escritores. Para participar, os interessados em apresentar suas obras devem preencher cadastro disponível no site da Prefeitura de Indaiatuba. Para mais detalhes, acesse https://www.indaiatuba.sp.gov.br/relacoes-institucionais/imprensa/noticias/31637/.

29 de outubro, às 11h

Camerata do SESI

Local: Casarão Pau Preto

Classificação indicativa: Livre

Espetáculo instrumental da Camerata do SESI, composta por 13 músicos, baseado em obras literárias, entre elas “Erlkönig” (O Rei dos Elfos), balada composta por Johann Wolfgang von Goethe e musicalizada por Franz Schubert, e “Dança dos Cavaleiros”, um dos atos do balé “Romeu e Julieta”, de Sergei Sergeyevich Prokofiev, baseado na tragédia homónima de William Shakespeare. A regência será de Fernando Baumgartner.

29 de outubro, às 14h30

Projeto Biblioteca Itinerante – Livros em Todos os Lugares

Contação de histórias: “A Jornada das Cores”, com Coletivo Exórdio

Local: Casarão Pau Preto

Classificação indicativa: Livre

A Biblioteca Itinerante é um ônibus importado da Ford, ano de fabricação e modelo 1987, com prateleiras para cinco mil livros e piso interno de EVA. O veículo tem como objetivo criar oportunidades de leitura em todos os bairros de Indaiatuba, através da difusão e fomento, contribuindo assim para a formação de novos leitores.

29 de outubro, às 15h

Pontos MIS: “A Família Addams” (EUA, 2019)

Local: Tulha do Casarão Pau Preto

Classificação indicativa: Livre

Para ir de mal a pior, a Família Addams precisa se preparar para receber uma visita de parentes ainda mais arrepiantes. Mas a misteriosa mansão deles parece estar com os dias de maldade contados. O clã assustador mais querido dos cinemas está de volta nesta animação baseada nos quadrinhos de Charles Addams. Com direção de Conrad Vernon e Greg Tierman. Os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.

29 de outubro, às 19h30

Mostra de Artes Cênicas: “Tú País, Está Feliz?”, do Grupo Estrada

Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

Classificação indicativa: 14 anos

Adaptação do texto de Antônio Miranda, este poemário é um encontro do poeta com seus fantasmas: a solidão, a saudade dos amigos que partiram, a reclusão, a revolta com o “sistema”, os amores impossíveis, a liberdade ou falta dela, como inseparável companheira. Poesia em busca da liberdade, nutrida pela solidão, perseguidora de esperanças, tem seu mérito em questionar-se por si mesma: “Tu está feliz?”. Mas, acima de tudo, é um grito de rebeldia e esperança, de sangue jovem, disposto à luta e às batalhas diárias por seguir acreditando cada dia, no dia que virá.

O elenco conta com Vlademir Daniel, Raphaela Silva, Nando Almeida, Kellen Tobaldini e Douglas Lyra. A adaptação é de Vlademir Daniel e a direção é coletiva, assim como cenários, figurinos e maquiagem. A sonoplastia, iluminação e operação de luz e som são de André Lupércio.

Endereços:

Biblioteca Municipal – Rua das Primaveras, 450, Vila Bergamo

Casarão Cultural Pau Preto – Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro

Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano) – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5.924, Jardim Morada do Sol

Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá – Rua 15 de Novembro, 1.200, Centro

Centro Cultural Wanderley Peres – Praça Dom Pedro II, Centro.

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)