Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Secretaria de Cultura de Indaiatuba oferece oficinas gratuitas em agosto

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Eliandro Figueira.

A Secretaria de Cultura de Indaiatuba oferecerá três oficinas gratuitas no mês de agosto. O público acima de 15 anos terá a oportunidade de participar de cursos de cinema/roteirista com ênfase na realização de filmes de celular e de monotipia, onde aprenderá técnicas de gravuras com aulas de desenho. Ambos terão 12 encontros e acontecerão no Centro Cultural Wanderley Peres. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cultura@indaituba.sp.gov.br informando nome, endereço completo, data de nascimento e RG. Confira abaixo as informações sobre a data de início e hora em que as oficinas acontecerão.

Os alunos dos 1º e 2º anos do ensino Fundamental da Rede Pública Municipal também irão receber, de 1 a 29 de agosto, a Oficina Solidária, projeto com participação de Elisa Faccin e Bira de Toledo que visa oferecer às crianças brincadeiras para exercitar suas potencialidades e desenvolverem seu lado social, motor e cognitivo.

O Cineasta/Roteirista Empreendedor (com ênfase na realização de filmes de celular)

Com Marcos Otero

Dia: sábados (12 encontros – início dia 5 de agosto)

Horário: 14h às 17h

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Mais que o objetivo de ensinar apenas o processo e as técnicas de feitura de um filme, é uma possibilidade de mostrar aos alunos os passos iniciais de uma carreira independente preocupando-se em “fazer mais com menos” para, assim, alçar (com confiança) planos maiores, sabendo exatamente o que se quer. Como aconteceu na oficina de 2016, será dada ênfase ao que o aluno tem em mãos, mais acessivelmente, para dar o start: o celular e pessoas com os mesmos interesses. Acima de 15 anos.

Inscrições: pelo e-mail cultura@indaituba.sp.gov.br informando o nome, endereço completo, data de nascimento e RG.

Oficina de monotipia (Curso de gravuras com aulas de desenho)

Com Airton Sobreira

Início: 3 de agosto

Dias: 2ª e 5ª (12 encontros – início dia 5 de agosto)

Horário: das 19h às 21h

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Inscrições: pelo e-mail cultura@indaituba.sp.gov.br informando o nome, endereço completo, data de nascimento e RG.

Oficina Solidária

De Elisa Faccin

Oficina será realizada com alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental da rede pública municipal

Horário: de 3ª e 6ª das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h

“A gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor que o prazer daquele que o faz”.

(Machado de Assis)

Através da brincadeira, a criança exercita todas as suas potencialidades, desenvolvendo seu lado social, motor e cognitivo. Segundo Piaget, as crianças não raciocinam como adultos, sendo elas as próprias construtoras ativas do conhecimento, vivendo constantemente criando e testando suas teorias sobre o mundo. Brincando, a criança vai construindo sua identidade, vai se desenvolvendo e vai aprendendo. Através dos brinquedos e brincadeiras, a criança tem a oportunidade de se desenvolver integralmente, ou seja, fisicamente, mentalmente e emocionalmente, assim como na construção de sua identidade, relação e comunicação consigo mesma e com as outras crianças. Vivian Freitas de Mello (pedagoga/psicoterapeuta e psicanalista)

O desenvolvimento desse projeto terá a participação de Elisa Faccin e Bira Toledo.