Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Secretaria de Cultura de Indaiatuba disponibiliza programação dos Pontos Mis no mês de abril

Indaiatuba, por Kleber Patricio

A Secretaria de Cultura de Indaiatuba, em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som), disponibiliza a programação da exibição dos filmes dos Pontos MIS do mês de abril. O cronograma contará com uma mostra de Charles Chaplin e uma oficina – todos eventos serão realizados no Casarão Pau Preto. A primeira exibição será o filme “O vagabundo”, no dia 13 de abril às 15h.

Na sequência, no dia 20 de abril às 15h será exibido o filme ‘O garoto’, de Charles Chaplin. No dia 24 de abril, será exibido o Cine Debate ‘Psicanálise e Cultura’ do filme ‘Truman’, às 19h. No dia 27 de abril, será transmitido ‘Luzes da cidade’, às 15h. Já no dia 28 de abril acontecerá a oficina ‘Como escrever roteiros de audiovisual’, das 9h às 13h, com Bruno Carneiro, que abordará sobre as técnicas de estrutura de narrativa clássica. A inscrição deve ser realizada aqui.

‘O vagabundo’, de Charles Chaplin – dia 13 de abril às 15h | Relata a história de um vagabundo que encontra a mulher de seus sonhos quando um grupo de bandidos a rouba. Então, o homem decide ajudá-la a recuperar o dinheiro e acaba trabalhando na fazenda do pai da moça.

‘O garoto’ – 20 de abril às 15h | Uma jovem mãe abandona seu filho recém-nascido em uma limusine. Porém, o carro é roubado e a criança é deixada em uma lata de lixo. Um Vagabundo encontra o bebê e passa a cuidar dele. Anos mais tarde, a moça vai atrás de seu filho.

Cine-debate e filme ‘Truman’ – 24 de abril, 19h | Sinopse: Julian recebe uma visita inesperada de seu amigo Tomás, que vive no Canadá. Durante quatro dias, os dois amigos mais Truman, o fiel cão de Julian, irão compartilhar de momentos emocionantes e por vezes cômicos, devido a uma situação extremamente delicada que Julian está vivendo.

‘Luzes da Cidade’ – 27 de abril às 15h | Um rapaz se apaixona por uma jovem florista cega que trabalha nas ruas da cidade. Ao descobrir que a moça e sua avó correm o risco de serem despejadas, o homem tenta de várias formas ajudá-las a conseguir o dinheiro de que precisam.

Oficina ‘Como escrever roteiros de audiovisual usando técnicas de estrutura narrativa clássica’ – 28 de abril das 9h às 13h – Inscrição

Nesta aula de roteiro, os presentes vão assistir a filmes para aprender o que é a estrutura narrativa clássica e como escrever roteiros baseados nela. Essa técnica ajuda a manter uma história interessante do início ao fim. Hoje em dia, a maioria dos filmes e séries usa estrutura narrativa clássica e ela também é muito útil para teatro, literatura e podcasts.

Sobre Bruno Carneiro | Bruno Carneiro tem 46 anos e é graduado pela faculdade de cinema da Universidade de São Paulo. Trabalha profissionalmente com audiovisual desde o ano 2000. Exerceu as funções de diretor, roteirista, diretor de fotografia, operador de câmera, técnico de som, editor, produtor e assistente de direção. Trabalhou em longas e curtas-metragens de ficção, documentários, programas de tv, publicidade, vídeos institucionais, vídeos para a internet e eventos corporativos. Leciona em cursos livres de audiovisual desde 2009.

Serviço:

13 de abril – ‘O vagabundo’, de Charles Chaplin  (15h)

20 de abril – ‘O garoto’ (15h).

24 de abril – Cine-debate e filme “Truman” (19h)

27 de abril – “Luzes da Cidade” (15h)

28 de abril – Oficina ‘Como escrever roteiros de audiovisual usando técnicas de estrutura narrativa clássica’ (das 9h às 13h)

Inscrição para a oficina.

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)