Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Secretaria da Cultura de Indaiatuba apresenta peças infantis e oficinas de teatro

Indaiatuba, por Kleber Patricio

“O Planeta Fantástico do Principezinho”. Foto: divulgação.

A Secretaria de Cultura de Indaiatuba apresenta, em parceria com o Grupo Trapo, as peças teatrais infantil O Planeta Fantástico do Principezinho e O Sorriso do Gato de Alice, no Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol, nos dias 27 e 28 de maio, às 17h e 15h respectivamente. Essas apresentações são gratuitas e integram o projeto patrocinado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do adolescente (Condeca) Clássicos para guardar no bolso.

Também haverá nessas datas, oficinas gratuitas de teatro, para crianças de 8 a 17 anos, das 9h às 11h, com capacidade de 60 vagas, sendo 30 para cada turma. Essa oficina será ministrada pelos atores do Grupo Trapo, que integram a ONG Inforedes (Instituto Fomentando Redes e Empreendedorismo Social). As inscrições devem ser feitas no Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol ou pelo e-mail cultura@indaiatuba.sp.gov.br.

Clássicos para guardar no bolso

Foram criados sistematicamente numa dinâmica de cenas que remete às brincadeiras infantis, “contação” de histórias e o resgate da infância criativa, incutindo convivência, respeito, raciocínio lógico e poesia. São releituras dos clássicos famosos mundialmente: Alice no país das Maravilhas, O Pequeno Príncipe e O Mágico de Oz. Histórias contadas sob um outro olhar: Genuíno, que ultrapassa gerações, histórias curtas para guardar no bolso e no coração. O objetivo é apresentar às crianças, temas que possam contribuir com a formação de seu caráter e sua visão de mundo.

Público Alvo: a partir de 7 anos

Duração: 35 minutos cada espetáculo

O Planeta Fantástico do Principezinho

Inspirado livremente na obra de Antoine de Saint-Exupery (autor de domínio público)

Concepção dramatúrgica: Muriel Vitória

Sinopse

De repente os sonhos são transformados em criatividade genuína. O menino de cabelos encaracolados faz de seu quarto mundos distantes e reaparece a lembrança de questionamentos. Revelam-se atitudes acomodadas da “gente crescida”. Voltam ao coração escondidas recordações. Um texto inesquecível para todas as idades.

O Sorriso do Gato de Alice

Inspirado livremente na obra de Lewis Carrol (autor de domínio público)

Concepção dramatúrgica: Muriel Vitória

Sinopse

Alice é uma menina aventureira e bastante criativa que, ao seguir o Coelho, reencontra o famoso Gato, que a leva de volta ao País das Maravilhas. Porém, o Gato, muito malandro, acaba deixando a menina não muito disposta a brincadeiras em diversas situações embaraçosas. Então, todas as aventuras e loucuras começam: O Chapeleiro Maluco e sua amiga Lebre e um piquenique interminável, a Lagarta dando conselhos bastante esquisitos. E o famoso tribunal da Rainha que decide sem prévio aviso julgar a pequena Alice.

O Grupo Trapo

O grupo Trapo acredita que a arte tem uma grande importância na educação escolar e em geral ela tem função indispensável na vida das pessoas desde o início das civilizações, tornando-se um fator essencial de humanização. Diante disso, tudo pode ser repensado, conservado ou recriado, de forma a unir lucidez, poesia e reflexão social aos princípios estéticos no processo de construção das personagens na produção teatral.

Grupo Trapo é um grupo de teatro da cidade de São Paulo, criado em 2000 pelo ator e diretor Muriel Vitória. Desenvolve trabalhos baseados em comportamentos humanos e cultura popular, utilizando como expressão e estética os elementos corporais pautados no Teatro de Investigação Corporal. Tem como foco montagens teatrais oferecidas a espaços populares, com catraca livre, para difundir a arte a todos os tipos de público e fomentar temas que são pertinentes na sociedade atual, mediadas, principalmente, por questões que afetam a todos diretamente ou indiretamente seja nos conceitos, nas relações pessoais ou até mesmo na própria arte, na crença e na cultura popular. Atua diretamente na região do extremo sul da cidade de São Paulo. Apoia iniciativas e luta há onze anos com ações que visam o estreitamento de laços entre a arte e a sociedade.

Condeca

No Estado de São Paulo, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP) foi criado a partir da Lei Estadual nº 8074, de 1992. Sua regulamentação deu-se pelos Decretos Estaduais nº 39059/1994 e 39104/1994.

O Condeca-SP é constituído por 40 conselheiros, com um mandato de dois anos. Tem como uma de suas principais atribuições a participação na elaboração das políticas de atendimento à criança e ao adolescente. Para isso, busca envolver o governo e a sociedade em discussões profundas sobre os problemas e os desafios nessa área; estimular a criação de ações inovadoras para assegurar os direitos de crianças e adolescentes é outra de suas atribuições.

Nessa missão, atua em parceria com conselhos de direitos e tutelares, organizações governamentais e sociedade civil, com ações de capacitação e realização de encontros e discussões junto aos conselhos municipais de todo o Estado, em busca de soluções às demandas existentes, com o objetivo de cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Inforedes

O Inforedes nasceu oficialmente no dia 3 de agosto de 2008, mas há indícios de que sua semente já existia na alma de pessoas que se reuniam há algum tempo antes para trabalhar por dignidade, respeito e direitos básicos de todo e qualquer cidadão. Alguns nem se conheciam, mas suas ideias eram confluentes. Ideias e ações que acompanharam dia a dia a gênese e o crescimento do instituto e que permanecem até hoje permeando todas as suas ações sociais.

Serviço:

Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol / Centro Cultural Hermenegildo Pinto

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5924 – Jardim Morada do Sol

Telefone: (19) 3936-2584.