Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Saxofonista Eramir Neto se apresenta terça (13) no #EmCasaComSESC

São Paulo, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Fernando Medeiros.

Terça-feira é dia de música instrumental na programação Música #EmCasaComSESC – e do Instrumental SESC Brasil. No dia 13/7, o saxofonista Eramir Neto se apresenta do Teatro Anchieta, no SESC Consolação, para mostrar composições de Meniere (2020), seu primeiro disco solo. O repertório traz a fusão da música instrumental com a eletrônica numa grande variedade de sons, modulações e efeitos, em obras autorais como Xp, 5+1, Bananada e London’s Night. Durante o show, Eramir divide o palco com os também saxofonistas Tais Cavalcanti (Jazzmin’s), Bio Bonato (Nomade Orquestra) e Juliene Belingeri (Orquestra Jabaquara) e com a clarinetista Vaisy Alencar.

O álbum é resultado de uma pesquisa em tecnologia na criação musical iniciada em 2007 por Eramir, quando começou a utilizar equipamentos eletrônicos para modificar os sons de seus instrumentos. A organicidade do saxofone “puro” foi modificada com processadores de efeito, controladores, sintetizadores e diversos programas de composição para música eletrônica na criação de Meniere.

Foto: Bruno Diniz.

Eramir Neto é músico profissional há 13 anos. Tocou e gravou com diversos artistas, como Inezita Barroso, Anitta, Rael, Projota, IZA, Nômade Orquestra, Samuca e a Selva, Black Mantra, Don Carlos e The Pioneers. Frequentou o curso profissionalizante de Música na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS) e a Goldsmiths University of London. Em 2012, com seu trabalho solo, realizou uma street tour de sete meses em Londres, além de tocar em clubs como Miabella Soho e Mcqueens Shoreditch. Ministra oficinas sobre tecnologia na criação musical desde 2013. Teve passagens pelo teatro e por estúdios, onde foi indicado a alguns prêmios como Festival de Guaçuí 2008, na categoria melhor trilha sonora pelo espetáculo Terra, da Cia. da M.A.T.I.L.D.E. Em 2005 e 2006, foi indicado na Categoria melhor CD de Reggae (Banda Liberte-se) e Música Instrumental (Banalizando), respectivamente, no festival Dynamite de Música Independente (antigo prêmio TIM). Em 2002 ganhou o prêmio do instituto IAV com o single Play The Electro Jazz em parceria com o DJ Alexandre Savino e o trombonista Rafael Torres na categoria “Novos Artistas – Melhor Música do Ano”. Desde 2018, vem se dedicando também a improvisação livre e integrando projetos com a SPIO Orquestra, Guilherme “Big” Peluci e Vertice.

#EmCasaComSESC em 2020 | A série #EmCasaComSESC teve início em abril de 2020 com um conjunto de transmissões ao vivo das linguagens artísticas de música, teatro e dança, espetáculos para crianças e atividades do esporte que somaram 13,5 milhões de visualizações até dezembro do ano passado, no total de 434 espetáculos. Para conferir ou revisitar o acervo completo disponível, acesse: youtube.com/sescsp.

Parte das transmissões é realizada diretamente das unidades do SESC São Paulo, sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além disso, as apresentações também são transmitidas da casa ou do estúdio de trabalho dos artistas, tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo. As transmissões acontecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram SESC Ao Vivo e no YouTube SESC São Paulo, exceto a apresentação para crianças, aos sábados, que ocorre às 15h .