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São Paulo Companhia de Dança apresenta “O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos”, de Márcia Haydée, no Teatro Sérgio Cardoso

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Iari Davies.

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) finaliza sua temporada de 2022, intitulada ‘Cor do Arco-Íris’, com a estreia da mais nova obra de Márcia Haydée. De 8 a 11 de dezembro, a SPCD volta ao Teatro Sérgio Cardoso com o espetáculo “O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos”, segunda obra da consagrada artista para a Companhia após “O Sonho de Dom Quixote” (2015), que foi sucesso de público e de crítica no Brasil e internacionalmente.

“O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos” é uma releitura do livro de E.T.A. Hoffmann (1778-1822) e narra a experiência de dois irmãos em uma noite de Natal especial, quando um boneco quebra-nozes ganha vida e os conduz em uma jornada inesquecível por um reino mágico e dançante. O popular conto natalino, nesta versão de Márcia Haydée, uma das mais importantes artistas do país a construir carreira na Europa como diretora de dança e primeira-bailarina, traz referências do nosso país com passagens por mundos da capoeira, do samba, das danças urbanas e, claro, do balé clássico. A história, assim como no original criado em 1892 por Marius Petipa (1818-1910), é conduzida por uma das composições mais famosas de Tchaikovsky (1840-1893) – Suíte “Quebra-Nozes”, unindo a tradição do balé à inventividade de Haydée.

Foto: Charles Lima.

Curiosidades: Os irmãos mais implicantes da história dos balés de repertório apresentam, nesta versão, uma relação de companheirismo e carinho – além de levarem os nomes dos bailarinos que os interpretam. Drosselmeyer, o padrinho excêntrico de Clara, é um inventor com uma oficina cheia de elementos mágicos; o personagem é inspirado no avô de Márcia. No Reino das Luzes, eles são levados ao Mundo dos Sonhos e são recebidos por Vega, a estrela mais brilhante da constelação.

“Foi um grande prazer receber esse convite da Inês para montar meu primeiro ‘Quebra-Nozes’ e o primeiro da Companhia. Depois de tudo que o mundo passou nos últimos tempos, quis trazer um pouco de alegria por meio da arte, em uma versão que traz muito da minha história e com referências ao meu país de origem, que é o Brasil. Quis fazer um ‘Quebra-Nozes’ brasileiro, assim como somos. Quando cheguei aqui e me reencontrei com esses bailarinos pelos quais tenho tanto carinho, tudo fluiu e a história se construiu na sala de ensaio, a partir deles”, afirma Márcia.

“Encerrar a nossa Temporada Cor do Arco-Íris com esta obra de Márcia e estar ao lado dela é uma honra e um grande prazer, tanto para mim, quanto para a São Paulo Companhia de Dança. É uma obra especial, emblemática do nosso imaginário, na qual todos são tocados pelo tempo de Natal. Que o público sinta a brasilidade da obra e que a mesma possa colorir a vida das pessoas que se deixam tocar pela arte e pela dança”, afirma Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.

Foto: Charles Lima.

Por Dentro da Dança e Espetáculo para Estudantes e Idosos | Uma hora antes dos espetáculos, o público interessado em se aprofundar nas histórias e nos bastidores das criações poderá conversar com a diretora da Companhia, Inês Bogéa, que fará palestras gratuitas sobre a criação de Márcia Haydée. A Temporada apresentará ainda Espetáculos para Estudantes e Idosos, que acontece no dia 30/11, às 15h. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia no site spcd.com.br/educativo/inscricoes.

Acessibilidade | As sessões contarão com recurso de acessibilidade comunicacional por meio de audiodescrição e janela de libras, permitindo que pessoas com deficiência visual e auditiva possam contemplar o espetáculo a partir da descrição de informações que detalham cenários, figurinos e, principalmente, os movimentos dos bailarinos. Além disso, no dia 10/12 (nas duas sessões), as palestras Por Dentro da Dança terão tradução simultânea com intérprete de libras. Com roteiro produzido pela Mais Diferenças, a audiodescrição será transmitida de modo gratuito por meio do app LiveVoice, possibilitando aos espectadores usufruir do serviço tanto por meio de seus próprios smartphones quanto por aparelhos e fones de ouvido oferecidos para empréstimo pela SPCD mediante disponibilidade. Para isso, basta ter o equipamento conectado à internet via 4G ou wi-fi, fazer a leitura do QR Code informado pela equipe de Educativo da SPCD e manter os fones de ouvido plugados. A audiodescrição terá início juntamente à apresentação. Já a janela de libras será disponibilizada de forma gratuita via link do YouTube no canal da SPCD, que também deve ser solicitado para a equipe de Educativo da Companhia.

Foto: Iari Davies.

A Temporada 2022 da SPCD é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio Prata de Itaú e Eurofarma, Copatrocínio de Deloitte e Sodexo, apoio de CPF e realização da Associação Pró-Dança, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Os ingressos para as apresentações já estão à venda diretamente em https://bileto.sympla.com.br/event/77971/d/165280b e podem ser adquiridos a partir de R$45 (balcão/inteira).

São Paulo Companhia de Dança

Direção Artística | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 48 prêmios nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital, criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e transmissões de apresentações que somam quase um milhão de visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança. Desde 2022 é também diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, mais novo equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa.

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança.

Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o projeto “Teatro Sérgio Cardoso Digital”. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.

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Serviço:

“O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos”, de Márcia Haydée

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo/SP

Datas: 8 – 11 de dezembro de 2022

Horários: quinta e sexta, às 20h | sábado, às 16h e 20h | domingo, às 17h

Acessibilidade: sim

Classificação: Livre | Duração: 2h

Preço: R$70,00 (plateia central) | R$60,00 (plateia lateral) | R$45,00 (balcão), à venda no site https://bileto.sympla.com.br/event/77971/d/165280

Ficha Técnica:

O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos (2022)

Coreografia: Márcia Haydée

Música: Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)

Figurino: Tânia Agra

Cenografia: Nicolás Boni

Iluminação: Wagner Freire

São Paulo Companhia de Dança: www.spcd.com.br.

(Fonte: Pevi)