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São Paulo Cia. de Dança abre festival em Indaiatuba no dia 4

Indaiatuba, por Kleber Patricio

São Paulo Companhia de Dança abre o festival dia 4 com duas coreografias. Foto: Clarissa Lambert.

São Paulo Companhia de Dança abre o festival dia 4 com duas coreografias. Foto: Clarissa Lambert.

A Secretaria de Cultura de Indaiatuba apresenta a 20ª edição do festival Setembro em Dança, evento criado com o intuito de fomentar a arte da dança e promover um intercâmbio artístico e cultural entre os bailarinos do município, oferecendo ainda uma programação de espetáculos gratuitos abertos ao público. Este ano as apresentações acontecem em dois dias: no dia 4 de setembro, domingo, a partir 18h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina), a São Paulo Companhia de Dança realiza abertura especial com as coreografias A Fada do Amor e O Talismã Pas de Deux, seguida pelas academias inscritas de Indaiatuba Viva Escola de Dança, Grupaum, 9 de Julho, SESI, Eliana Moura, Rosa de Santa Sara, Studio C. Seth, Estúdio em Cena, Bárbara Dahab, Spaço MB, Jazz Brasil, Studio Gla Sanches, Secretaria de Cultura e Academia CTI. Já no dia 10, sábado, às 19h, no Centro de Convenções Aydil Bonachela, é a vez do Coletivo Fleuma trazer à população Estudos para Macaco, espetáculo multimídia que integra o Projeto Qualificação em Dança 2016 da Secretaria de Estado da Cultura. A entrada é franca. Informações: (19) 3894-1867.

A São Paulo Companhia de Dança

Criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança – gerida pela Associação Pró-Dança – é dirigida pela doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora Inês Bogéa. É uma companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 450 mil pessoas em 11 diferentes países, passando por aproximadamente 90 cidades, em mais de 550 apresentações.

As coreografias

Estreia | A Fada do Amor (1993)

Coreografia: Márcia Haydée. Música: Léo Delibes (1836-1891). Bailarinos: Luiza Yuk e Joca Antunes. O duo traduz a energia e o amor da fada pelo ser humano marcado por sua entrega e delicadeza. O pas de deux integra Dr. Coppélius, de Márcia Haydée, uma releitura de Coppélia, na qual a fada mostra a Swanilda o seu verdadeiro amor por Franz. Márcia Haydée é bailarina brasileira de consagração mundial, conhecida como a “Callas da Dança” por sua grande força interpretativa. Márcia começou sua carreira profissional no Grand Ballet do Marquês de Cuevas, mas foi no Stuttgart Ballet, na Alemanha, sob a direção de John Cranko (1927-1973), que foi revelada como grande intérprete e bailarina, no início dos anos 1960. Cranko criou para ela obras que ficaram imortalizadas na história da dança mundial, como Romeu e Julieta, Eugene Onegin e A Megera Domada. Atualmente, dirige o Balé de Santiago, no Chile. Em 2015, criou para a SPCD O Sonho de Dom Quixote, sua primeira obra para uma companhia brasileira.

O Talismã Pas de Deux (1955)

Coreografia: Pablo Aharonian a partir do original de Marius Petipa (1818-1910). Música: Riccardo Drigo (1846-1930) e Cesare Pugni (1802-1870). Bailarinos: Larissa Lins e Yoshi Suzuki. O pas de deux revela o momento em que Vayou, o deus do Vento, vem resgatar o talismã que Niriti, a filha da rainha dos deuses, carrega. O Talismã Pas de Deux é originado do balé completo de Marius Petipa (1818-1910) e é hoje dançado em diversas companhias pelo mundo. Pablo Aharonian é assistente de coreografia, professor e coreólogo. Foi primeiro bailarino em diversas companhias do mundo como: Ballet del Sodre (Uruguai), Companhia Carla Fracci e Teatro Comunale (Itália) e Ballet de Santiago (Chile). Foi também solista do Scala de Milão (Itália) e maïtre convidado do San Francisco Ballet (Estados Unidos) e do Ballet del Sodre. Em 2011, assumiu o cargo de diretor artístico interino do West Australian Ballet (Austrália). Em 1998 se formou coreólogo pelo sistema Banesh de notação coreográfica. É remontador oficial das obras de Márcia Haydée no mundo, já tendo trabalhado em companhias como Balé Real de Flanders (Bélgica), Royal Swedish Balé (Suécia) e West Australian Ballet, entre outras.

Sobre Estudos para Macaco

Estudos para Macaco com o Coletivo Fleuma, de Indaiatuba. Gênero: Corpo-Ocupação Multimídia. Sinopse: em nosso habitat, mobília e sucata, higiene e isolamento, luta e tédio, fome e vício, sexo e posse, sono e poder se confundem. Interações sociais e espaciais se justificam através de argumentos. Mas um olhar para além da razão, revela o inútil e a superficialidade. Nossa evolução é a produção de lixo. Somos macacos que desceram das árvores? Não somos mais animais? E se voltássemos? Como o corpo civilizado reagiria? Duração: 50 minutos. Classificação: 12 anos. Elenco: Fábio Pimenta, Kimberly Christie, Cláudia Itami e Diego Angelini. Direção e produção: Fábio Pimenta. Coordenação de audiovisual: Kimberly Christie. Sonoplastia: Diego Angelini. Figurino: Cláudia Itami. Dramaturgismo: Marcus Mazieri. Captação de áudio: Viviane Barbosa. Orientação Artística: Lara Pinheiro/Projeto Qualificação em Dança 2016.