Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Rio de Janeiro recebe retrospectiva mais abrangente já realizada sobre Clint Eastwood no Brasil

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Fotos: Divulgação.

Prepare-se para a retrospectiva mais abrangente já realizada sobre Clint Eastwood no Brasil. Uma oportunidade única para cinéfilos vivenciarem a evolução de uma das figuras mais emblemáticas do cinema mundial. A mostra “Clint Eastwood: o Ator, o Diretor, o Gênio” promete ser um evento cinematográfico sem precedentes. Com uma programação extensa que celebra a grandiosidade de sua obra, a mostra foi dividida entre os meses de março, abril, maio e julho, no total de 70 filmes – sendo 10 em película e o restante em DCP (Digital Cinema Package).

A primeira jornada começa com 28 filmes, marcando o início da programação, que vai de 28 de março a 3 de abril, na Estação Net Botafogo 1 e 2. A saga continua em maio (Parte 2) e culmina em julho (Parte 3). E ainda: cada sessão terá um preço convidativo de R$16 para todos aproveitarem esta chance, que não se encontra em nenhum streaming.

Sob a curadoria do jornalista, crítico de cinema, professor e cineasta Mario Abbade, a mostra ainda reserva algumas surpresas: novos títulos podem ser adicionados, inclusive em película. “Fazer essa mostra estava no meu radar há algum tempo, mas resolvi aguardar a aposentadoria de Clint Eastwood. Com o anúncio que ‘Juror #2’ será seu último filme, achei que esse seria o momento certo”, relata.

Na grande tela, serão projetados todos os filmes que contaram com a atuação ou direção de Clint Eastwood, incluindo raridades do início de sua carreira, ainda como coadjuvante em obras como “Francis na Marinha”, “Emboscada em Cimarron Pass”, “Lutando Só pela Glória” e “Mulheres, Sempre Mulheres”. “Clint Eastwood transcendeu a condição de ser apenas um profissional do cinema e entrou para a cultura popular. Seus personagens são icônicos. Ele é o ator bem-sucedido que mais fez sucesso como diretor. E conseguiu se manter no topo ao longo de mais de sete décadas. Nenhum outro conseguiu isso”, conclui Abbade.

Sobre Clint Eastwood

Clint Eastwood, nascido em 31 de maio de 1930, é um ícone incontestável do cinema americano. Originário de San Francisco, Califórnia, Eastwood inicialmente ganhou destaque como ator nos anos 60, interpretando o papel de Rowdy Yates na popular série de televisão “Rawhide”. No entanto, foi em meados da década de 1970 que ele se estabeleceu como uma figura icônica em Hollywood.

Conhecido por sua presença magnética, voz inconfundível e olhar penetrante, Eastwood conquistou o público com uma variedade de papéis memoráveis. Seja como o Homem Sem Nome nos clássicos spaghetti westerns, de Sergio Leone, o durão Inspetor Harry Callahan, na série “Dirty Harry”, ou em papéis mais recentes como ator e diretor, Eastwood continuou a cativar audiências ao longo das décadas.

Além de sua notável carreira como ator, Eastwood também se destacou como cineasta premiado. Diretor de filmes aclamados como “Os Imperdoáveis”, que lhe rendeu quatro Oscars, e “Menina de Ouro”, que também recebeu quatro estatuetas da Academia, Eastwood provou sua versatilidade e habilidade duradoura no mundo cinematográfico.

Além das telas, Eastwood ainda é conhecido por seu envolvimento em causas sociais e políticas, refletindo seu compromisso com questões que vão além do entretenimento. Seu legado na indústria cinematográfica e seu impacto duradouro, o solidificam como uma lenda viva do cinema. Aos 93 anos está na pós-produção de “Juror #2” (ainda sem tradução) que, ao que tudo indica, será seu último filme.

Confira a programação da Parte 1: https://grupoestacao.com.br/experimente/mostra-clint-eastwood/.

(Fonte: Alexandre Aquino Assessoria de Imprensa)